Matérias

Melhores trabalhos da dublagem brasileira em séries, desenhos e animes dos anos 70.

Melhores trabalhos da dublagem brasileira.

Dublagens em Séries

Dublagens em Desenhos

Dublagens em Animes

O que houve de bom.

Nos anos 70 o horário nobre da Rede Globo era recheado por seriados americanos com exibições semanais que fizeram o formato cair no gosto do grande público. Séries como A Família Walton e Os Pioneiros eram o que de melhor se mostrava em se tratando de dramas.

O gênero policial também alcançou seu ápice durante essa década, Kojak, Baretta, Columbo e As Panteras são bons exemplos de títulos cujo sucesso cresceu junto com a repercussão da dublagem. Estes eram mostrados em sua maioria ou na TV Tupi ou na Globo.

Horários especiais reservados aos desenhos animados como Globo Cor Especial e programas infantis a exemplo do Capitão Aza, se encarregavam de trazer desenhos animados, em sua maioria da Hanna-Barbera ou da DePatie-Freleng. Ao lado da Herbert Richers, a Cinecastro e Dublasom Guanabara davam vozes a essas animações. Alguns desenhos se destacaram na ocasião, principalmente por conta da dublagem, são os casos de Scooby-Doo e Batman.

A TV Tupi conservava uma verdadeira geração de clássicos em se tratando de animes e outros títulos no formato também começaram a aparecer na TV Record e na Globo.


O grande marco da década em se tratando de dublagem foi a greve dos profissionais desse setor que afetou muitas produções com a troca de vozes, causando um considerável impacto em algumas séries e desenhos.   

Leia Também:  Melhores temas adaptados para português em desenhos dos anos 90
Izaías Correia
Izaías Correia
Professor, roteirista e web-designer, responsável pelo site InfanTv. Também é pesquisador da dublagem brasileira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *