Matérias

Melhores Narradores de desenhos dos anos 70

NARRADORES

de desenhos dos anos 70

10

Allan Lima

Allan Lima

Narração de Episódio
Gary Owens

Os Apuros de Penélope

Os episódios de Os Apuros de Penélope ganhavam contornos mais dramáticos para as situações vividas pela protagonista quando a narração de Allan Lima entrava em cena. Ele detalhava a enrascada para os telespectadores mirins de forma enfática. Narração clássica feita na Dublasom Guanabara que não podia ficar de fora.

9

Telmo de Avelar

Telmo de Avelar

Narrador de Episódio
Ted Knight

Super Amigos

Narrador da primeira temporada dos desenhos dos Super Amigos, Telmo de Avelar não foi a voz mais marcante da produção por aqui, no entanto, para quem assistiu aos primeiros episódios produzidos pela Hanna-Barbera para os heróis, a voz dele não pode ser esquecida.


8

Marcelo Gastaldi

Marcelo Gastaldi

Narrador de Episódio
?

Pica-Pau

Na dublagem da BKS realizada no final dos anos 70, Pica-pau teve quatro narradores, com destaque para a voz de Marcelo Gastaldi que além de narrar os episódios também lia as placas.

7

miltonrangel

Milton Rangel

Narrador de Episódio
Paul Frees

George da Floresta

Uma característica marcante da narração do desenho George o Rei da Floresta é o tom íntimo do narrador, quebrando a quarta parede com um jeitão cômico. No Brasil, o trabalho da Dublasom Guanabara trouxe um Milton Rangel realmente inspirado e que faz isso muito bem, eternizando sua performance.

6

Waldyr Sant’anna

Waldyr Sant’anna

Narrador de Episódios
Ted Knight

Heróis da DC

Produzido no final dos anos 60 as animações do horário The Superman/ Aquaman Hour of Adventure traziam aventuras dos heróis Gavião, Relâmpago, Atômico e Homem de Verde que chegaram ao Brasil pela TVS em 1978. A narração de Waldyr Sant’anna era um dos destaques da dublagem realizada pela Herbert Richers.

5

Francisco Borges

Francisco Borges

Narração de Episódio
Ted Knight

Batman

Reeditando o trabalho feito com a série de TV do Homem Morcego (1966), Chico Borges também narrou os episódios do desenho animado, já que houve uma preocupação da AIC- São Paulo de manter o mesmo elenco nesse formato. Obviamente, Borges mais uma vez deixa os episódios empolgantes.

4

André Filho

André Filho

Narração de Episódio
Don Messick

Os Ho-holímpicos

André Filho podia fazer o tipo truculento e de voz grave e sem muito trabalho usar uma voz mais suave e divertida. Essa segunda opção foi a escolha para narrar os jogos de Os Ho-holímpicos. O desenho recebeu a voz de André e com ela uma motivação a mais para se acompanhar as provas disputadas.

3

Sílvio Navas

Sílvio Navas

Narrador de Episódio
Ron Feinberg

Dinamite, o Bionicão

Não era uma das especialidades de Navas fazer narrações, mas quando se propôs a fazer não decepcionou. Sua narração para o desenho Bionicão é alto astral e divertida o suficiente para colocá-lo na terceira posição.

2

Garcia Neto

Garcia Neto

Narrador de Episódio
?

Pica-Pau

Quando a terceira remessa de episódios do Pica-pau chegou ao Brasil em 1977, recebeu a dublagem da BKS e alguns narradores se encarregaram de pontuar os episódios. Destaque para a narração de Garcia Neto, sua voz tornou-se referência quando se fala da dublagem do desenho.

1

José Santana

José Santana

Narrador de Episódio
Ted Knight

Super Amigos

Segunda temporada de Os Super Amigos (The All-New Super Friends Hour), o desenho chegou ao Brasil em 1979 com dublagem da Herbert Richers e uma narração empolgante de José Santana. O trabalho de Santana talvez seja um dos destaques da dublagem brasileira, pontuando toda a emoção dos episódios. Difícil não lembrar de frases como: “Enquanto isso na Sala de Justiça!”

Leia Também:  10 Mais – Narradores em animes dos anos 80.
Izaías Correia
Izaías Correia
Professor, roteirista e web-designer, responsável pelo site InfanTv. Também é pesquisador da dublagem brasileira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *