Matérias

DUBLADORAS

Protagonistas em desenhos dos anos 70

10

Antonieta de Matos

Antonieta de Matos

Michael Jackson
Donald Fullilove

Os Jacksons 5

A animação dos Jacksons teve um trabalho de dublagem caprichado realizado pelo estúdio Cinecastro. No elenco de veteranas vozes um dos destaques estava na atuação de Antonieta de Matos. Acostumada a fazer falsetes de garotinhos, aqui ela nos diverte fazendo o papel do Michael.

9

Sumára Louise

Sumára Louise

Flutuadora
Virginia Eller‎‎

Galaxy Trio

Sumára Louise é dona de uma das mais belas vozes da nossa dublagem e mesmo fazendo poucos trabalhos em desenhos animados deixou registrada a marcante performance como a Flutuadora, uma das integrantes do Galaxy Trio.


8

Lúcia Delor

Lúcia Delor

Vovó Dulcina
Janet Waldo

Xodó da Vovó

A Vovó Dulcina foi dublada pela eterna vovó da dublagem brasileira Lúcia Delor que tantas personagens fez nesse estilo. Com uma voz brasileira delicada e encantadora, Dulcina tornou-se uma figura marcante em sua versão dublada.

7

Aliomar de Matos

Aliomar de Matos

Pedrita
Sally Struthers

Bam-Bam e Pedrita

Desenho de grande repercusão na década de 1970, Bam-Bam e Pedrita foi o primeiro spin-off de Os Flintstones, agora com os filhos de Fred e Barney já adolescentes. Teve a dublagem realizada pela AIC – SP e a escalação para a voz brasileira da protagonista de Aliomar de Matos, que já havia feito a versão mirim da pérsonagem. O resultado ficou perfeito!.

6

Líria Marçal

Líria Marçal

Jeannie
Julie McWhirter Dees

Jeannie

Trabalho magistral de Marçal que começou na série da qual dublou nos anos 60. Quando o desenho foi adaptado para português na década de 70 pela AIC – São Paulo, a dubladora voltou a fazer a gênia espevitada.

5

Vera Miranda

Vera Miranda

Jana
BJ Ward

Jana da Floresta

O desenho chegou ao Brasil no final da década de 1970 junto com Godzilla e logo caiu no gosto da criançada. A linda heroína chamava a atenção, entre outras coisas, pela voz belíssima de Vera Miranda que deu charme e determinação à personagem.

4

Glória Ladany

Glória Ladany

Bié Buscapé
Jean Vander Pyl

Zé Buscapé

Com um jeitão arrastado e reclamão de falar e um carregado sotaque caipira, Glória Ladany consegue compor uma Bié Buscapé realmente atrativa e engraçada. Seu papel tornou-se símbolo da mulher determinada e ajudou a fixar na mente da criançada frases como: “Vamo lá Zé, acorda home!”.

3

Selma Lopes

Selma Lopes

Feiticeira Faceira
Jean Vander Pyl

Feiticeira Faceira

São apenas 26 episódios, com menos de 10 minutos cada, pouco tempo na tela, mas o suficiente para marcar a voz de Selma Lopes na composição da Feiticeira Faceira. Divertida, engraçada e com um astral elevadíssimo, assim é a bruxinha feita pela dubladora, numa interpretação do mais alto nível

2

Neuza Tavares

Neuza Tavares

Josie McCoy
Janet Waldo

Josie e as Gatinhas

Sucesso da televisão brasileira na década de 1970 a animação Josie e As Gatinhas foi exibida pela primeira vez por aqui em 1972 quando estreou na TV Rio às 17h30 e ficou até 1974. A performance da dubladora Neuza Tavares é o ponto alto na composição da personagem protagonista em sua versão brasileira.

1

Juraciara Diácovo

Juraciára Diácovo

Penélope Charmosa
Janet Waldo

Os Apuros de Penélope Charmosa

A personagem que havia aparecido em Corrida Maluca ganhou suas próprias aventuras e uma nova dubladora. Agora, toda ternura da protagonista foi realizada por Juraciara Diácovo numa performance exemplar nos estúdios da Dublasom Guanabara. O resultado é lembrado até hoje por quem foi criança na época.

Izaías Correia
Izaías Correia
Professor, roteirista e web-designer, responsável pelo site InfanTv. Também é pesquisador da dublagem brasileira.

One Reply to “

  1. Pingback: Melhores trabalhos da dublagem brasileira em séries, desenhos e animes dos anos 70. | DB - Dublagem Brasileira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *