Matérias

NARRADORES

De séries dos anos 70

10

marcosbatista

Marcos Batista

Texto de Abertura
Jonathan Harris

ARK II

No Brasil a série ARK II estreou na TV Record em 1977. No início de cada episódio Marcos Batista ficava encarregado do texto pós-apocalíptico: “Esta é a conquista deles: a Ark II. Um depósito móvel de conhecimento científicos, manobrado por um tripulação de jovens altamente treinados.” 

9

José Santana

José Santana

Texto de Abertura
?‎‎

O Segredo de Isis

O Segredo de Isis foi exibida pela primeira vez no Brasil na Rede Globo em 1977 num horário chamado Faixa Nobre. Para iniciar os episódios o texto explicativo narrado por José Santana ficou imortalizado, em grande parte por conta  do vozeirão dele.


8

ricardomariano

Ricardo Marianno

Texto de Abertura
Patrick Macnee

Galactica: Astronave de Combate

Mais uma vez Ricardo Marianno. Aqui ele se encarrega do texto de abertura de Galactica marcando trechos como: “Existem aqueles que creem que a vida aqui começou lá em cima, bem distante no universo, com tribos de humanos que podem ter sido os antepassados dos egípcios, ou dos toltecas ou dos maias“.

7

Leonel Abrantes

Leonel Abrantes

Texto de Abertura
John Forsythe

As Panteras

Era uma vez três panterinhas que entraram pra polícia feminina. E a cada uma foi destinada uma missão perigosa”, sim, esse era o texto de abertura da série As Panteras, narrado pelo próprio Charlie, ou seja, teve duas dublagens! Porém, a forma descontraída de Leonel Abrantes tem lugar garantido no coração dos fãs. 

6

Ricardo Vooght

Ricardo Vooght

Texto de Abertura
Ted Cassidy

O Incrível Hulk

Antes de cada episódio da série O Incrível Hulk, era contado o resumo de como David Banner tornou-se a criatura do título. Para essa narração foi escolhido Ricardo Vooght que deixou na mente dos fãs trechos como: “ele deve deixar que o mundo pense que está morto até que encontre uma maneira de controlar a fúria mortal que habita no seu interior!”

5

Leonel Abrantes

Leonel Abrantes

Narração de Episódio
William Conrad

A Conquista do Oeste

A série chegou ao Brasil com dublagem da Telecine e seu narrador era uma voz constante do estúdio, tratava-se de Leonel Abrantes, que ajudava a contar as histórias da série A Conquista do Oeste.

4

Domício Costa

Domício Costa

Narração de Episódio
Akira Nagoya

O Regresso do Ultraman

Em 1975, dentro do programa Clube do Capitão Aza, chegava à TV Tupi a série O Regresso do Ultraman, mais uma da franquia do herói nipônico. Um dos destaques da dublagem da Cinecastro era a narração empolgante de Domicio Costa.

3

Celso de Vasconcellos

Celso Vasconcellos

Narração de Episódio
Earl Hamner Jr.

A Família Walton

Os episódios da série A Família Walton eram narrados em primeira pessoa pelo personagem John-Boy Walton, dessa forma seu dublador na série se encarregava de contar as história vividas pela família do título. Vasconcellos, assim marcou uma geração com sua poderosa narração.

2

Jomeri Pozzoli

Jomery Pozzoli

Narrador de Episódio
Burgess Meredith

Korg e o Mundo Misterioso

Seriado exibido pela Globo a partir de 1976, Korg e o Mundo Misterioso, tinha episódios narrados na versão original por Burgess Meredith (O Pinguim do seriado Batman – 1966). No Brasil, a poderosa voz de Pozzoli foi a escolhida para essa função e o acerto foi grantido!

1

André Filho

André Filho

Narrador de Episódio
Malachi Throne

Lancelot Link: O Agente Secreto

Seriado apresentado pela TV Tupi, Lancelot Link mostrava aventuras vividas por chimpanzés, então grande parte da graça dos episódios estava na divertida narração realizada por André Filho para pontuar a trama.

Leia Também:  10 Mais - Dubladoras de coadjuvantes em desenhos dos anos 80.
Izaías Correia
Izaías Correia
Professor, roteirista e web-designer, responsável pelo site InfanTv. Também é pesquisador da dublagem brasileira.