Elenco de Dublagem - Séries Matérias

The Defenders

Os Defensores

DIREÇÃO DE DUBLAGEM:

Wolner Camargo e Hélio Porto

ESTÚDIO DE DUBLAGEM:

AIC - São Paulo

MÍDIAS:

Televisão

Elenco Principal

Outros

A Dublagem

Apenas a primeira temporada de Defensores foi exibida no Brasil e somente pela extinta TV Excelsior de São Paulo.

Devido ao sucesso, a TV Excelsior apostou na série e a estreou em 1965, uma vez por semana, às 21h. Entretanto, logo teve que alterar o horário de exibição devido a baixa audiência, onde a TV Record sempre ganhava. O motivo era que os casos apresentados, apesar de textos e interpretações excelentes, estavam totalmente ligados aos problemas americanos da década de 60, não tendo havido uma identificação com com o público brasileiro.

Mesmo a TV Excelsior exibindo-a mais tarde e em outro dia, decidiu retirá-la do ar com cerca de apenas 15 episódios exibidos.

No final de 1968, a TV Excelsior retornou com a série exibindo-a após Missão Impossível. A emissora acreditava que o sucesso desta levaria a audiência para Os Defensores. A princípio isto ocorreu, porém não se sustentou durante muito tempo e a Excelsior exibiu somente a primeira temporada, num horário já muito tarde da noite, o que para época não era meio comum as emissoras passarem muito além da meia-noite.


A dublagem foi realizada entre 1964 e 1965 com uma excepcional qualidade, uma vez que há uma mistura de dubladores ainda influenciados pelo radioteatro e alguns que estavam surgindo no meio da dublagem, porém efetuando um trabalho de extrema qualidade dando uma nova forma na arte de dublar.

Izaías Correia
Izaías Correia
Professor, roteirista e web-designer, responsável pelo site InfanTv. Também é pesquisador da dublagem brasileira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *