Baú da Dublagem Matérias

Baú da Dublagem: Turma da Pesada

Vozes jovens e veteranas da Herbert Richers num desenho que marcou gerações.


Em Janeiro de 1987 a DIC Empresas e Coca-Cola Telecomunicações produziram a série em desenho Turma da Pesada (Beverly Hills Teens) que estreou na emissora americana NBC no dia 19 de setembro de 1987.

Produzido por Andy Heyward, o desenho contava aventuras baseadas na tendência dos anos 80, o cotidiano de jovens na busca incessante pela popularidade, uma necessidade básica que incluía fazer parte da turminha dos legais, ter seu nome conhecido em toda a escola, frequentar festas bacanas, entre outras futilidades. Mas esse privilégio era de poucos, em especial dos teens milionários de Beverly Hills.

A dublagem.


No Brasil a série animada estreou em 1988 quando passou a fazer parte da programação da Rede Globo no programa Xou da Xuxa. De forma curiosa “Beverly Hills Teens”  ganhou a tradução de Turma da Pesada, mesmo título de um desenho dos anos 70.

Logo a animação caiu no gosto da criançada e a Globo reservou no ano seguinte também a transmissão diária dele como parte da programação da Sessão Aventura.


Turma da Pesada mesmo era o time de dubladores escalado para dar vozes brasileiras ao desenho na Herbert Richers. A maior parte dos profissionais escalados estavam muito à vontade em dublar jovens na época, casos de Marisa Leal, Marco Antônio Costa, Oberdan Júnior, Selton Melo, Ricardo Schnetzer e Miriam Ficher.

Veteranos do estúdio faziam falsetes de forma primorosa como Carmen Sheila e Selma Lopes. A mistura de gerações deu certo e na bancada de dublagem o que se viu foram atuações muito boas no nível que a Herbert oferecia naquela época.

Marisa Leal faz uma Larky Tanner meiga e doce e cai no gosto da criançada, assim como Teresa Cristina num trabalho maravilhoso ao interpretar a esnobe Bianca Dupree. Os demais do elenco dão conta do recado e oferecem uma dublagem que não envelhece com o tempo.

Confira abaixo o elenco de dublagem do desenho:


Larky Tanner Marisa Leal

Bianca Dupree Teresa Cristina

Troy Jeffries Marco Antônio Costa

Chester McTech Oberdan Júnior

Tara Belle Francis Clay

Shanelle Spencer Jane Kelly

Pierce Thorndyke III Armando Braga

Nikki Darling Nádia de Carvalho

Radley Marcelo Meirelles

Jett Miriam Ficher

Gig Selton Melo

Switchboard Selma Lopes

Wilshire Brentwood Ricardo Schnetzer

Blaze Summers Carmen Sheila
Izaías Correia
Izaías Correia
Professor, roteirista e web-designer, responsável pelo site InfanTv. Também é pesquisador da dublagem brasileira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *