Elenco de Dublagem - Séries

Renegade

O Renegado

DIREÇÃO DE DUBLAGEM:

Jose Santana

ESTÚDIO DE DUBLAGEM:

Herbert Richers

MÍDIAS:

Televisão

Elenco Principal

Outros

“Ele era tira e dos bons, mas cometeu um crime imperdoável. Testemunhou contra tiras corruptos, tiras que tentaram matá-lo, mas ao invés disso balearam a mulher que ele amava.

Acusado de homicídio agora trabalha sozinho. Um fora-da-lei caçando foras-da-lei. Um caçador de recompensas, um renegado!”

A Dublagem

Criada por Stephen J. Cannell, Renegade (no Brasil, O Renegado) estreou nos Estados Unidos em 19 de setembro de 1992 e ficou no ar até 4 de abril de 1997, com um total de 5 temporadas e 110 episódios.

Produzida por Stephen J. Cannell Productions (e também por Stu Segall Productions), a série se encaixa no gênero ação/ aventura policial, com elementos de drama, perseguição e justiça vigilante. 

No Brasil, O Renegado chegou pelas mãos do SBT, que exibiu a primeira temporada dublada em português pela Herbert Richers. Já as demais quatro temporadas, foram exibidas posteriormente pelo canal Sony, em versão legendada, completando a jornada do personagem por aqui.

 

A Jornada de um Homem Caçado pela Própria Justiça

A série O Renegado acompanha as aventuras do policial Reno Raines (Lorenzo Lamas), um ex-Ranger do Exército e agente do departamento de polícia de San Diego, que vê sua vida desabar após denunciar a corrupção dentro da corporação. Chamado por seu amigo promotor Harry Wells para investigar policiais desonestos em Bay City, Reno descobre provas contra o tenente Donald “Dutch” Dixon (Stephen J. Cannell) e seu parceiro, Buzzy Burrell. Para encobrir seus crimes, Dixon e Burrell libertam o assassino condenado Hogg Adams da prisão e o contratam para eliminar Reno. O plano dá errado quando Hogg invade o quarto do policial e mata acidentalmente sua noiva, Valerie Prentiss. Dixon, então, mata Burrell com a arma de Reno, forjando as provas que o incriminam pelo crime.

Fugitivo e com a vida destruída, Reno adota a identidade de Vince Black e passa a viver como caçador de recompensas, buscando uma forma de limpar seu nome. Durante sua fuga, ele conhece o carismático Bobby Sixkiller (Branscombe Richmond), um ex-fuzileiro naval contratado para capturá-lo, mas que acaba se tornando seu aliado após descobrir as mentiras de Dixon. Junto de Bobby e sua irmã Cheyenne Phillips (Kathleen Kinmont), Reno percorre os Estados Unidos capturando criminosos e ajudando inocentes, enquanto tenta localizar Hound Adams (Geoffrey Blake), irmão de Hogg e única testemunha capaz de provar sua inocência — embora este tema por sua própria vida e se recuse a depor.

Ao longo das cinco temporadas, Reno enfrenta armadilhas, traições e falsas esperanças. Dixon ascende a marechal federal e intensifica sua caçada, manipulando provas e testemunhas. Em um julgamento orquestrado, Hound o trai e Reno é condenado à morte, mas consegue escapar novamente. Nos episódios finais, Dixon assassina a própria esposa, e Reno se une ao filho dele e a outros agentes para pôr fim à perseguição. O desfecho oficial mostra Dixon fugindo da lei, enquanto Reno decide caçá-lo, fechando o ciclo do “fora-da-lei caçando fora-da-lei”. Um episódio final alternativo — nunca exibido — chegou a ser filmado, no qual Reno captura Dixon e é finalmente inocentado, encerrando de vez sua saga de redenção.

 

Do Faroeste Urbano às Noites de Sexta

No Brasil, Renegade chegou em 13 de setembro de 1992, quando o SBT estreou a série dublada em português sob o título O Renegado. A emissora exibiu a primeira temporada às sextas-feiras, às 22h30, em um horário nobre para o público adulto que buscava séries de ação e aventura.

Apesar do sucesso da primeira temporada, o SBT não exibiu as temporadas seguintes. A continuidade da série no Brasil aconteceu posteriormente pelo canal Sony, que trouxe as quatro temporadas restantes em versão legendada. 

A exibição no SBT consolidou O Renegado como um clássico das noites de sexta-feira, marcando o imaginário de quem acompanhava histórias de justiça, perseguição e ação. A abertura dublada, com a narração intensa de Maurício Berger, se tornou uma assinatura da série: seu tom dramático e épico ajudava a situar o espectador imediatamente na trama de traição, fuga e redenção. 

 

Vozes que marcaram o herói: a dublagem brasileira de O Renegado

A dublagem da Herbert Richers para O Renegado é um dos elementos que mais ajudaram a consolidar a série no imaginário do público brasileiro. 

Hércules Franco emprestou sua voz ao protagonista Reno Raines/Vince Black, conseguindo equilibrar firmeza, melancolia e determinação. Sua interpretação fez com que o público enxergasse não apenas um caçador de recompensas, mas um homem marcado pela injustiça, que ainda preservava um senso de moral e humanidade. A intensidade de Franco nos momentos de tensão e a suavidade em cenas mais reflexivas deram profundidade ao personagem, tornando-o memorável para quem assistia à série na televisão aberta.

Hamilton Ricardo, na voz de Bobby Sixkiller, trouxe energia, simpatia e até leveza em meio à ação, oferecendo um contraponto humano e carismático ao protagonista. Já Isis Koschdoski, como Cheyenne Phillips, conferiu à personagem feminina força e presença, ajudando a humanizar a narrativa sem reduzir seu protagonismo nas aventuras. Por fim, Isaac Bardavid como Tenente “Dutch” Dixon criou um vilão autoritário e ameaçador, cuja entonação severa e controlada reforçava o clima de perigo e perseguição constante na série.

A abertura em português, narrada por Maurício Berger, e a leitura de títulos feita por Márcio Seixas, completavam a experiência audiovisual, entregando ao público uma sensação épica logo nos primeiros segundos de cada episódio. 

Avatar photo
Izaías Correia
Professor, roteirista e web-designer, responsável pelo site InfanTv. Também é pesquisador da dublagem brasileira.