Cinema Matérias Pensando em Dublagem

O Show de Truman, o show da vida… E da nostalgia também!

Por: Dennis Rodrigo Oliveira


Há 21 anos eu assisti pela primeira vez na TV Globo o filme sobre reality estrelado por Jim Carrey em 1998, O Show de Truman. Amei tudo! A trama do longa, a performance do elenco e a versão brasileira, claro!!!

Embora eu estivesse definitivamente mais acostumado à época com a voz do Marco Ribeiro, quem dublou Truman foi seu primo, Duda Ribeiro! E ele não fez feio de forma alguma! Completavam o elenco de vozes outros artistas como Mário Jorge, Mônica Rossi e Márcio Simões entre outros grandes talentos em personagens secundários, mas não menos importantes. Um show!

No último sábado (15), providencialmente às vésperas da estréia da nova edição do BBB, a Globo exibiu o filme, mas com uma nova dublagem… Embora o veterano Tatá Guarniere tenha feito um ótimo trabalho como o protagonista, a nostalgia cobrou seu preço e não gostei do resultado… A nova versão optou pelo uso de expressões traduzidas ao pé da letra quando acredito que poderia ter feito uso de ditos mais populares para localizar melhor a compreensão… Um simples “você não sente vontade de viajar?” soaria melhor do que “você não sente uma coceira nos pés?”


Opiniões a parte, a experiência de assistir ao filme, que tem lugar cativo no meu coração há décadas, foi ruim principalmente pelos lastimáveis cortes feitos para que o filme se encaixasse na programação! Talvez até a bem intencionada nova versão causasse melhor impressão se pudesse ter sido apreciada na íntegra, pois ela pode e vai ser a favorita de alguém no futuro.

.

Leia Também:  Melhores narradores em séries dos anos 70.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *