Super Chicken
Super Galo
- de 09/09/1967 a 30/12/1967.
- 1 temporada (16 episódios).
- Jay Ward Productions.

DIREÇÃO DE DUBLAGEM:
?
ESTÚDIO DE DUBLAGEM:
Dublasom Guanabara – RJ
MÍDIAS:
Televisão
Elenco Principal


Outros


A Dublagem
Quando pensávamos que já tínhamos virado o mundo do avesso com aves voadoras e animais falantes, Jay Ward Productions trouxe um verdadeiro galo de guerra… ou melhor, um galo herói. Super Chicken surgiu em 1967 como parte do show George of the Jungle, e ganhou o Brasil no fim dos anos 70 como Super Galo, estrelando aventuras curiosas, divertidas e lotadas de trocadilhos.
História e Estilo
Nos Estados Unidos, Super Chicken foi ao ar entre 9 de setembro e 30 de dezembro de 1967, com 16 episódios curtos que satirizavam o arquétipo do herói milionário. Seu alter ego era Rico Dondoco III (Henry Cabot Henhouse III na versão original), que, ao ingerir sua famosa “Super Suco”, se transformava neste galo justiceiro. Ao seu lado, estava o leão vegetariano Fred, seu mordomo e braço direito bem-humorado.
Quem prepara o “super-suco” é o secretário e auxiliar Fred, um leão meio atrapalhado que acompanha nosso herói em todas as aventuras e acaba sofrendo muitos acidentes, inclusive, com os efeitos da explosão gerada quando o Super-Galo toma o “super-suco”. Quando vai realizar alguma atividade perigosa ou sofre algum acidente, Fred ainda tem que ouvir o Super-Galo dizer “você sabia que o emprego era perigoso demais quando o aceitou.” Os dois saem sempre no seu veiculo Galomóvel afim de combater o mal no planeta Terra, se metendo em confusões enquanto o Super-Galo cantarola seu cacarejado desafinado.
A Chegada do Super Galo ao Brasil
No meio dos anos 70, o desenho desembarcou no Brasil — primeiro pela TV Tupi, dentro do famoso Capitão Aza, onde foi exibido até a queda da emissora. Em 1984, ressurgiu na TV Record, marcando presença às 17h; depois, nos anos 90, o galo heroico continua vivo no Cartoon Network e no Tele Uno, sempre com sua dublagem clássica.
O charme da produção cruzava gerações — da era pioneira da TV aberta ao surgimento dos canais por assinatura.
Dublagem de Peso
A Dublasom Guanabara (RJ) foi o responsável por trazer humor e energia aos personagens.
Mário Monjardim emprestou sua voz inconfundível ao Super Galo, recheada de dramaticidade e ironia — você podia até imaginar o topo aristocrático de sua cabeça emplumada. Ao seu lado, Orlando Drummond interpretou o leão Fred, criando aquela dinâmica cômica perfeita entre herói fanfarrão e assistente resmungão.
Os donos da dupla de vozes protagonistas já tinha uma excelente química atuando juntos quando dublaram Scooby-Doo fazendo O personagem canino e seu amigo Salsicha.
Milton Rangel, figura lendária da dublagem nacional, assumiu tanto a narração quanto a leitura dos títulos, dando ainda mais estilo ao produto.
Um Clássico que Continua a Bicar
Mesmo com apenas 16 episódios originais, Super Galo conquistou seu lugar no coração dos fãs de animação. Era tudo que os anos 60 e 70 podiam oferecer: sátira leve, personagens exagerados e aquele humor pastelão que só o Jay Ward sabia fazer.
Se você se emociona ao lembrar da introdução, do “puk-puk-puk” da frase de efeito ou da interação impagável entre galo e leão, já sabe: você foi salvo pelo poder inigualável de Super Galo.