Elenco de Dublagem - Desenhos Matérias

Scooby-Doo - Where Are You!

Scooby-Doo - Cadê Você?

DIREÇÃO DE DUBLAGEM:

Luís Manoel

ESTÚDIO DE DUBLAGEM:

Dublasom Guanabara

MÍDIAS:

Televisão/ DVD

Elenco Principal

A Dublagem

O desenho Scooby-Doo chegou ao Brasil em 1971 pela Tv Tupi, tendo sua dublagem produzida no início daquele ano pela Dublasom Guanabara. Na ocasião o elenco de vozes brasileiro foi escalado pelo diretor Luiz Manoel.

Juntos os dubladores da produção permaneceram emprestando suas vozes aos personagens até 1998, quando Manoel precisou sair por conta da carga intensa de trabalho em sua empresa, a Sincrovídeo. A voz de Fred então passou a ser de Peterson Adriano.

No Brasil o desenho também atingiu um estrondoso sucesso, principalmente pela dublagem extraordinária, onde os destaques ficavam por conta de Orlando Drummond, no papel de Scooby-Doo e o rei do “caco” Mário Monjardim, fazendo o Salsicha com seu sotaque caipira, que já se podia ouvir na abertura quando ele dizia o título do desenho: “Scooby-Doo, cadê você?”.

Monjardim e Drummond tinham uma química perfeita para a dublagem dos personagens, oferecendo ao público momentos de pura diversão. A versão brasileira, principalmente por conta da dupla, é considerada por muitos melhor do que a original. 


Drummond entrou para o Guinness Book por dublar Scooby Doo por mais de 35 anos. Monja só não atingiu a marca junto com o parceiro porque afastou-se da dublagem para solucionar questões da sua aposentadoria em Minas Gerais, sendo substituído por Orlando Prado.

Na série Scooby Doo – Mistério S/A, Orlando dublou Scooby apenas na 1ª temporada por causa de uma exigência da Warner, sendo substituído então por Reginaldo Primo.

Orlando Drummond faleceu aos 101 anos no dia 27 de julho de 2021. Coincidentemente Monjardim faleceu três dias depois.

Izaías Correia
Izaías Correia
Professor, roteirista e web-designer, responsável pelo site InfanTv. Também é pesquisador da dublagem brasileira.

One Reply to “

  1. Pingback: Elenco de Dublagem - Missão Secreta (Masquerade - 1983) | DB - Dublagem Brasileira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *