Space Ghost
Space Ghost
- 14/09/1968 a 30/08/1969.
- 1 temporada (17 episódios, 2 segmentos).
- Filmation Associates.
DIREÇÃO DE DUBLAGEM:
Older Cazarré
ESTÚDIO DE DUBLAGEM:
AIC - São Paulo
MÍDIAS:
Televisão
Elenco Principal
Outros
A Dublagem
Space Ghost apareceu na televisão brasileira pela primeira vez na TV Tupi em 1967, indo ar nas tarde do canal. Em 1969 começou a ser transmitido dentro do programa do Capitão Furacão na Rede Globo, em 1969. Em 1972 começou a ser mostrado na TV Bandeirantes às 16h30, indo ao ar nas tardes do canal num horário só seu e no ano seguinte dentro do programa do Tio Molina, onde permaneceu até 1974. No final dos anos 70 foi mostrado pela TV Excelsior, onde chegou a ocupar dos horários na programação.
Na década seguinte foi transmitido pela TV Bandeirantes em 1980 e pela TV Record entre os anos de 1982 e 1983. Em seguida, transferiu-se novamente para a TV Bandeirantes, contando com novos episódios que foram lançados pela Hanna-Barbera e ao receber a dublagem tiveram nomes diferentes da dublagem original no elenco. Na Band ficou no ar até 1985, ocupando espaços dentro de infantis como TV Criança e A Turma do Lambe-Lambe.
Em 1991, Space Ghost apareceu na TV Manchete, exibido junto com Dino Boy, numa faixa intitulada Sessão Animada, que era exibida às 12h. Em 1993 começou a fazer parte do Clube da Criança, agora apresentado por Mylla Christie.
Também foi apresentado pelo Tooncast, no canal por assinatura teve uma redublagem realizada pela Herbert Richers.
A dublagem realizada pela AIC para Space Ghost foi excelente. Totalmente dirigida por Older Cazarré (que dublava o vilão Zorak, além de vários personagens em diversos episódios), escalou Arakén Saldanha para a voz de Space Ghost, o qual enfatizou a imagem de heroi com seu “vozeirão”.
Também Magda Medeiros, Olney Cazarré, Rita Cleós, Gastão Renné, Magali Sanches e Maria Inês desenvolveram uma dublagem marcante dos personagens, sendo um trabalho de adaptação para português inesquecível, lembrado até hoje por sua qualidade.