Jeannie
Jeannie
- de 08/09/1973 a 22/12/1973.
- 1 temporada (16 episódios).
- Hanna-Barbera Productions.

DIREÇÃO DE DUBLAGEM:
Older Cazarré
ESTÚDIO DE DUBLAGEM:
AIC – São Paulo
MÍDIAS:
Televisão
Elenco Principal






Aparições Recorrentes
A Dublagem
Depois do enorme sucesso da série Jeannie é um Gênio, exibida entre 1965 e 1970 e estrelada por Barbara Eden, a Hanna-Barbera Productions, em parceria com a Screen Gems, decidiu apostar em uma versão animada da carismática personagem. Assim nasceu Jeannie, exibida originalmente nos Estados Unidos de 8 de setembro a 22 de dezembro de 1973, pela rede CBS, aos sábados pela manhã.
Com apenas uma temporada e 16 episódios produzidos, o desenho trouxe uma adaptação livre da série original, repleta de mudanças criativas e que, mesmo assim, conquistou seu espaço na televisão americana e, posteriormente, na brasileira.
Magia com rabo de cavalo
Ao contrário da versão live action, onde Jeannie piscava para realizar suas mágicas, no desenho sua feitiçaria era ativada pelo movimento de seu rabo de cavalo. Outra diferença marcante estava em seu amo: não havia Capitão Nelson, mas sim o adolescente Corry Anders (que, curiosamente, na versão original ganhou voz de Mark Hamill, antes de se tornar o eterno Luke Skywalker em Star Wars).
Corry encontra a garrafa com Jeannie na areia de uma praia na Califórnia, e a partir daí precisa lidar com as confusões da gênia ciumenta, que faz de tudo para agradá-lo – quase sempre com resultados atrapalhados.
Para completar, entra em cena Babu, um aprendiz de gênio gorducho e desastrado que soltava seu bordão “Yapple Dapple!” antes de tentar alguma mágica que raramente dava certo.
O desenho ainda contou com participações em outros universos da Hanna-Barbera. Jeannie e Babu aparecem no episódio Scooby Doo Meets Jeannie (The New Scooby-Doo Movies, 1973) e o atrapalhado aprendiz ainda retornaria em Os Ho-Ho Límpicos (1977-78).
Chegada ao Brasil: da Globo ao Boomerang
No Brasil, Jeannie estreou em 1974 pela Rede Globo, permanecendo em diferentes sessões e programas infantis até o fim da década. Nos anos 1980, ganhou novo fôlego ao ser exibida na Rede Manchete, recém-inaugurada, tornando-se um dos primeiros desenhos da emissora.
Já nos anos 2000, com a expansão da TV por assinatura, voltou a ser exibida pelo canal Boomerang, garantindo que novas gerações pudessem conhecer as aventuras mágicas da gênia e de seu atrapalhado aprendiz.
A dublagem brasileira: vozes mágicas
A versão nacional ficou a cargo da AIC – São Paulo, sob direção de Older Cazarré. O estúdio reuniu vozes que já tinham ligação afetiva com o público, garantindo uma adaptação calorosa e cheia de carisma.
Um dos maiores destaques foi a escolha de Líria Marçal para dublar novamente Jeannie. A atriz já havia emprestado sua voz à personagem na série em live action e trouxe para a versão animada a mesma doçura e energia que marcaram sua interpretação anterior. Isso criou uma continuidade natural para o público brasileiro, que imediatamente reconheceu a gênia.
Outro nome fundamental foi Borges de Barros, responsável pelo simpático e estabanado Babu. Sua performance trouxe ainda mais comicidade ao aprendiz de gênio, equilibrando a inocência do personagem com seu temperamento explosivo quando suas mágicas davam errado. O resultado foi um dos trabalhos mais lembrados do dublador, capaz de transformar Babu em um ícone à parte.
O elenco ainda contou com Francisco Borges (Corry Sanders), Eleu Salvador (Henry Gloop), Dráuzio de Oliveira (Sr. Melvin Farthinghill) e Noeli Mendes (Sra. Anders), completando uma dublagem de altíssimo nível que soube adaptar o humor americano para a cadência e estilo da televisão brasileira.
Jeannie animada e lembrada
Embora tenha tido apenas uma temporada, Jeannie animada deixou sua marca. O desenho consolidou a força da personagem no imaginário popular e mostrou como a Hanna-Barbera sabia adaptar fórmulas de sucesso para o público infantil.
No Brasil, a dublagem desempenhou papel decisivo nesse impacto, especialmente pela presença de Líria Marçal e Borges de Barros, que ajudaram a eternizar Jeannie e Babu em versões que até hoje são lembradas com carinho.
Mais do que uma simples adaptação, a série animada reforçou o carisma da gênia mais famosa da TV, garantindo que sua magia continuasse viva por gerações.













