TEMAS ADAPTADOS
Para português em desenhos dos anos 60
10
Heróis Shell
"Abertura"
Músicos da Elenco
O que faltava nas imagens o elenco de vozes da Riosom compensava na empolgação. O grande atrativo nos desenhos “desanimados” da Marvel eram os temas em português gravados na Elenco, gravadora vinculada à RioSom na época. A abertura desse segmento fica com o 10º lugar: “Um exército neurótico, um anti-estético super-herói. É metálico, elétrico, magnético, super-herói“.
9
Namor
"Namor"
Músicos da Elenco
Trabalho de adaptação realizado por Abdon Torres o tema de Namor ficou bastante conhecido apresentando uma letra bem simplória: “Ele é rei dos mares, meio peixe, meio homem. Também domina os ares.” A interpretação ficou a cargo de vozes contratadas da gravadora Elenco, entre as quais alguns integrantes do MPB-4.
8
“Manda-Chuva”
"O Chefe Chegou"
Coral AIC
Era bastante incomum para os desenhos da Hanna-Barbera adaptarem seus temas de abertura para português nos anos 60, mas com Manda-Chuva, para fechar em grande estilo uma dublagem marcante, a história felizmente foi diferente e um coral feminino contratado pela AIC se encarregou de gravar o tema do desenho em português. “Chegou! O Manda-Chuva a é o tal, o chefe o maioral.“
7
Thor
"Thor"
Músicos da Elenco
Sim o Thor era um sujeito “barra limpa”, ou seja de boa índole, pelo menos é o que dizia a letra do tema de abertura do seu desenho: “Onde o arco-íris é ponte, onde vivem os imortais. Do Trovão é Deus, guarda-mor, o barra-limpa, o grande Thor!“, e assim outro tema adaptado para português que entrou para história.
6
Roger Ramjet
"Tema de Abertura"
Coral infantil
A canção original de Roger Ramjet é baseada na famosa “Yankee Doodle” de antes da Guerra dos Sete Anos e da Revolução Americana. Na versão brasileira a Cinecastro recorreu a um coral infantil para dar voz a música. Até hoje ela é lembrada por quem viu o desenho: “Roger Ramjet é o grande herói dessa nação!“
5
Hulk
"Hulk"
Músicos da Elenco
Aqui um coral de vozes masculinas se intercala a uma voz feminina, todas contratadas da gravadora Elenco que fazia os temas de abertura para Riosom. Outro tema imortalizado nos anos 60 a letra simples era um chicletinho na mente das crianças: “Verde o monstro, é incompreendido. Grosso, massa., luta por ser querido!”
4
Capitão América
"Capitão América"
Músicos da Elenco
“Avante, gigante, galante, vibrante! Que a brasa queima e o mal não teima, quando o Capitão América lança seu escudo!“. Como não lembrar desses versos se você assistiu ao desenho Capitão América na TV Tupi nos ano 60? Aqui mais uma letra adaptada por Abdon e cantada por vozes da Elenco.
3
Super Robin Hood
"Tema de Abertura"
Músicos da Elenco
Robin Hodd também ganhou seu tema de abertura em português, com vozes da gravadora Elenco e com a tradução de Abdon Torres, como as demais adaptadas na época para estúdio RioSom. Curioso observar as gírias da época na letra: “muito legal, muito pra frente!“
2
Homem de Ferro
"Homem de Ferro"
Músicos da Elenco
Entre todos os temas de abertura dos desenhos desanimados da Marvel esse é sem dúvida o melhor de todos. Também interpretado por vozes da gravadora Elenco a música ficou eternizada na mente de quem viu o desenho: “Tony Stark, tira a onda, que é cientista espacial. Mas também é Homem de Ferro, elétrico, atômico, genial!“
1
Homem Aranha
"Homem Aranha"
Músicos da Elenco
O tema original escrito Paul Francis Webster e Bob Harris é um sucesso em todo o mundo até hoje. Em português ele foi gravado no estúdio do Selo Elenco, e foi traduzido por Abdon Torres, tendo um grupo de vozes femininas da gravadora, provavelmente integrantes do Quarteto em Cy, contratadas na época.