Matérias

DUBLADORES

Protagonistas em séries dos anos 60

10

Paulo Gonçalves

Paulo Gonçalves

Steve McGarrett
Jack Lord

Hawaii 5-0

Paulo Gonçalves não teve uma carreira muito longa na dublagem, mas em sua passagem pelos estúdios conseguiu deixar Steve McGarret como legado. O sucesso da série aliado ao dedicado trabalho de Gonçalves como o detetive protagonista, fazem desse um trabalho marcante da dublagem brasileira.

9

miltonrangel

Mílton Rangel

Shin Hayata - Ultraman
Susumu Kurobe - Bin Furyuya

Ultraman

Ultraman estreou na  Bandeirantes e logo tornou-se um enorme sucesso da nossa televisão. Para dar voz brasileira ao herói nipônico, Milton Rangel compôs um combatente e levemente cômico Hayata, que saía para luta contra os monstrengos. Sua voz ficou marcada na época por esse trabalho.


8

murilonery

Murilo Nery

Bat Masterson
Gene Barry

Bat Masterson

A série Bat Masterson chegou a ter uma dublagem realizada pela Ibrasom onde o herói recebeu outra voz, mas foi sendo dublado por Murilo Nery na Cinecastro que ficou realmente conhecido. O dublador chegou a conhecer o ator Gene Barry quando este veio ao Brasil.

7

Ribeiro Santos

Ribeiro Santos

Matt Dillon
James Arness

Gunsmoke

Na época do lançamento de Gunsmoke no Brasil, Matt Dillon tornou-se sinônimo de bom faroeste e Ribeiro Santos ajudou a imortalizar o personagem por aqui com uma dublagem que enfatizava o jeitão calmo, porém durão do delegado de Dodge City. Dillon sempre é mencionado quando falamos de Ribeiro Santos.

6

emersoncamargo

Emerson Camargo

Capitão James T. Kirk
William Shatner

Jornada nas Estrelas

Difícil falar de dublagem dos anos 60 e não enumerar o trabalho extraordinário realizado na adaptação para português de Jornada nas Estrelas. Aqui entra como destaque o protagonista Capitão Kirk numa atuação cultuada pelos trekkers até hoje do dublador Emerson Camargo. O personagem chegou a ter duas outras vozes.

5

enio

Ênio Ferreira

Jim Anderson
Robert Young

Papai Sabe Tudo

Uma das primeiras séries dubladas no Brasil, Papai Sabe Tudo chegou à nossa telinha em 1960 na TV Tupi. A dublagem da AIC – São Paulo trazia um time de dubladores do mais alto escalão, entre os quais Ênio Ferreira numa interpretação muito confiante.

4

Borges de Barros

Borges de Barros

Dr. Zachary Smith
Jonathan Harrison

Perdidos no Espaço

Dr. Zachary Smith é o grande nome de Perdidos no Espaço, e no Brasil recebeu um destaque ainda maior ao ser dublado de maneira primorosa por Borges de Barros. O dublador dá o ponto certo do humor e nos proporciona uma mistura de riso com o toque de vilania.

3

Newton da Matta

Newton da Matta

Dr. James Kildare
Richard Chamberlain

Dr. Kildare

Primeiro grande destaque da carreira fabulosa de Newton da Matta na dublagem, o Dr. Kildare foi um grande sucesso da televisão brasileira nos anos 60. Curiosamente, numa época em que se falava pouco em dublagem, Da Matta conseguiu notoriedade pelo trabalho cuidadoso e caprichado.

2

Gervásio Marques

Gervásio Marques

Batman - Bruce Wayne
Adam West

Batman

Seriado de grande sucesso dos anos 60, reprisado ao longo dos anos, felizmente com a dublagem produzida naquela época. Como levar o Homem Morcego a sério numa série notoriamente cômica, e não deixar o herói despencar para o pastelão? Gervásio entendeu a proposta e dublou um Batman digno, formal e heroico.

1

Bruno Netto

Bruno Netto

Maxwell Smart
Don Adams

Agente 86

A voz do ator Don Adams era quase igual a do seu dublador Bruno Netto. A entonação, o timbre de voz perfeitamente empostado e o jeitão engraçado de conduzir as falas do Agente 86 transformam esse trabalho no grande destaque dos anos 60 e no mais expressivo da carreira de Bruno Netto.

Leia Também:  10 Mais – Dubladoras de protagonistas em animes dos anos 90.
Izaías Correia
Izaías Correia
Professor, roteirista e web-designer, responsável pelo site InfanTv. Também é pesquisador da dublagem brasileira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *