Matérias

10

Marta Volpiani

Marta Volpiani

Dona Florinda
Florinda Meza

Chaves

Difícil falar da série Chaves sem mencionar sua essencial dublagem ou lembrar de vozes e bordões que ajudaram a popularizar o programa no Brasil. Dona Florinda e o seu “Vamos Tesouro, não se misture com essa gentalha!” não seria o mesmo sem Volpiani.

9

Nair Silva

Nair Silva

Amy Amanda Allen
Melinda Culea

Esquadrão Classe A

Um seleto grupo de dubladores da BKS se encarregava do esquadrão do título. No meio de tantas vozes masculinas, Nair era o toque que realçava a presença da mulher na série.


8

Fátima Mourão

Fátima Mourão

Wilma Deering
Erin Gray

Buck Rogers no Século XXV

Série que teve uma boa aceitação no início dos anos 80 quando exibida nos domingos da Globo. A beleza da chefe do Diretório de Defesa da Terra foi realçada com a lindíssima voz de Fátima Mourão.

7

veramiranda2

Vera Miranda

Sue Ellen
Linda Gray

Dallas

Com um elenco de vozes da Herbert Richers do mais alto gabarito a série Dallas teve nos anos 80 na personagem de Sue Ellen uma referência de boa atuação. Apesar de ter sido feita por três vozes, Vera Miranda sem dúvida foi a mais notável delas.

6

Isaura Gomes

Isaura Gomes

Luíza Alves
Susie Garrett

Punky - A Levada da Breca

A voz de Isaura Gomes combinou perfeitamente com a atriz Susie Garrett. Na dublagem do estúdio MAGA, ela deu à personagem um jeitão forte e determinado que ainda é lembrado pelos fãs da série.

 

5

Ilka Pinheiro

Ilka Pinheiro

Kate Tanner
Anne Schedeen

ALF, O ETeimoso

A Senhora Kate chegou a ser dublada no Brasil por três vozes, mas realmente é lembrada por Ilka Pinheiro, que deu à matriarca dos Tanner uma personalidade mais ponderada.

4

Ângela Bonatti

Ângela Bonatti

Det. Gina Calabrese
Saundra Santiago

Miami Vice

Bonatti é fascinante em suas atuações, como a voz da Detetive Calabrese em Miami Vice, não foi diferente. A atuação firme de Saundra Santiago em nada perde com a voz da dubladora.

3

Helena Samara

Helela Samara

Dona Clotilde, a “Bruxa do 71”
Angelines Fernández

Chaves

O baita talento de Helena Samara é conhecido do público que aprecia a boa dublagem, com personagens que marcaram gerações. Nos anos 80 a Bruxa do 71 tinha uma presença destacada cada vez que entrava em cena, em parte graças ao talento de Samara.

2

Maria da Penha

Maria da Penha

Agnes DiPesto
Allyce Beasley

A Gata e o Rato

Um falsete caricato, uma entonação de menina mimada e Maria da Penha emprestava a Agnes uma voz inesquecível, dentro de uma série cujo elenco de dublagem parece uma constelação.

1

Cecília Lemes

Cecília Lemes

Chiquinha
Maria Antonieta de Las Nieves

Chaves

Chiquinha teve duas dubladoras no Brasil, Sandra Mara Azevedo e Cecília, a última acabou se firmando como a principal voz da personagem e produziu na ocasião o grande destaque da sua carreira na dublagem.

Leia Também:  Por Trás da Dublagem: Os Goonies.
Izaías Correia
Izaías Correia
Professor, roteirista e web-designer, responsável pelo site InfanTv. Também é pesquisador da dublagem brasileira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *