
DUBLADORAS
Coadjuvantes em séries dos anos 80
10

Marta Volpiani
Dona Florinda
Florinda Meza
Chaves

Difícil falar da série Chaves sem mencionar sua essencial dublagem ou lembrar de vozes e bordões que ajudaram a popularizar o programa no Brasil. Dona Florinda e o seu “Vamos Tesouro, não se misture com essa gentalha!” não seria a mesma sem Volpiani.
8

Fátima Mourão
Wilma Deering
Erin Gray
Buck Rogers no Século XXV

Série que teve uma boa aceitação no início dos anos 80 quando exibida nos domingos da Globo. A beleza da chefe do Diretório de Defesa da Terra foi realçada com a lindíssima voz de Fátima Mourão.
7

Vera Miranda
Sue Ellen
Linda Gray
Dallas

Com um elenco de vozes da Herbert Richers do mais alto gabarito a série Dallas teve nos anos 80 na personagem de Sue Ellen uma referência de boa atuação. Apesar de ter sido feita por três vozes, Vera Miranda sem dúvida foi a mais notável delas.
5

Ilka Pinheiro
Kate Tanner
Anne Schedeen
ALF, O ETeimoso

A Senhora Kate chegou a ser dublada no Brasil por três vozes, mas realmente é lembrada por Ilka Pinheiro, que deu à matriarca dos Tanner uma personalidade mais ponderada.
3

Helena Samara
Dona Clotilde, a “Bruxa do 71”
Angelines Fernández
Chaves

O baita talento de Helena Samara é conhecido do público que aprecia a boa dublagem, com personagens que marcaram gerações. Nos anos 80 a Bruxa do 71 tinha uma presença destacada cada vez que entrava em cena, em parte graças ao talento de Samara.
2

Maria da Penha
Agnes DiPesto
Allyce Beasley
A Gata e o Rato

Um falsete caricato, uma entonação de menina mimada e Maria da Penha emprestava a Agnes uma voz inesquecível, dentro de uma série cujo elenco de dublagem parece uma constelação.
1

Cecília Lemes
Chiquinha
Maria Antonieta de Las Nieves
Chaves

Chiquinha teve duas dubladoras no Brasil, Sandra Mara Azevedo e Cecília, a última acabou se firmando como a principal voz da personagem e produziu na ocasião o grande destaque da sua carreira na dublagem.
One Reply to “”