Matérias

Anos 80

NARRADORES

De desenhos dos anos 80

10

Garcia Neto

Garcia Neto

Narração do Texto de Abertura
não creditado

Galaxy Rangers

Não era comum ouvir Garcia Neto fazendo narrações, em Galaxy Rangers no entanto, ele assume o texto de abertura e eterniza a introdução do desenho que foi um sucesso por aqui na década de 1980.

9

Luis Augusto

Luis Augusto

Narração de Episódio
Paul Fusco

Super Amigos - Episódios Perdidos

Entre os narradores que passaram por Super Amigos na década de 1980 estava Luis Augusto, nome com pouca atuação na dublagem, mas que acabou marcando seu nome na versão brasileira do desenho. Ele narrou os chamados “episódios perdidos” que chegaram por aqui dentro do infantil Balão Mágico.


8

Ricardo Mariano Dublasievicz

Ricardo Mariano Dublasievicz

Narração do Texto de Abertura
Paul Kirby

Smurfs

A homem do “versão brasileira Herbert Richers”, Mariano nem imagina quantas vezes repetiu essa frase no início de desenhos, séries e filmes. Em Smurfs, ele faz o texto de introdução do desenho e deixa sua marca na dublagem da produção.

7

Darcy Pedrosa

Darcy Pedrosa

Narração de Episódio
Bernard Cowan

Super-Heróis da Marvel

Nos anos 80 os desenhos “desanimados” com os heróis da Marvel como protagonistas, receberam uma redublagem feita pela Herbert Richers. Na ocasião as narrações de Léo Batista deram lugar às realizadas por Darcy Pedrosa, assim receberam um pouco de ação no parado desenho.

6

João Francisco Turelli

João Francisco Turelli

Narração de Episódio
Ted Knight

Super Amigos

Conhecido como a voz do Lanterna Verde em Super Amigos, Turelli também se aventurou como narrador dos episódios e deu conta do recado. A temporada foi uma das primeiras animações do recém inaugurado programa Xou da Xuxa.

5

José Santana

José Santana

Narração de Episódio
Michael Rye

Super Globetrotters

José Santana narrando episódios deixa qualquer trama mais envolvente. Em Super Globetrotters ele faz da narração em terceira pessoa um trabalho brilhante, opinando e ironizando a história.

4

Márcio Seixas

Márcio Seixas

Narração de Episódio
Ted Knight

Os Super Amigos

Em 1985 estreou mais um lote de episódios dos Super Amigos dentro do infantil Balão Mágico, agora os produzidos em 1980 pela Hanna-Barbera. Parte deles teve a narração de José Santana, mas Márcio Seixas, de forma eficiente, também narrou algumas histórias.

3

Maurício Barroso

Maurício Barroso

Narração de Episódio
Beau Weaver

As Novas Aventuras do Super Mouse

Quando Zizi estava em perigo nas mãos do Gato Gatuno, Maurício Barroso logo anunciava, tecendo os mais largos elogios, a chegada do herói do desenho. Ele ajudava no desenrolar da trama comentando o conflito.

2

Márcio Seixas

Márcio Seixas

Narração de Episódio
John McLeish

Curtas do Pateta

Segunda dublagem dos curtas do Pateta, que já tinham sido exibidos na TV Tupi, essa foi realizada pela Herbert Richers no final de 1984 para a exibição no Balão Mágico. Aqui Márcio Seixas usa não apenas o vozeirão, mas dá personalidade à narração e deixa os episódios mais envolventes.

1

José Santana

José Santana

Narração de Episódio
William Woodson

O Desafio dos Super Amigos

Foram várias temporadas dos Super Amigos narradas por José Santana, com destaque para O Desafio…, onde ele atua com mais frequência. Sua envolvente narração faz toda a diferença para passar a emoção da trama. Difícil não lembrar de expressões como:  “Enquanto isso na sala de justiça!”

Izaías Correia
Izaías Correia
Professor, roteirista e web-designer, responsável pelo site InfanTv. Também é pesquisador da dublagem brasileira.

One Reply to “

  1. Pingback: Melhores trabalhos da dublagem brasileira em séries, desenhos e animes dos anos 80. | DB - Dublagem Brasileira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *