Matérias

Anos 80

DUBLADORES

Protagonistas em animes dos anos 80

10

Carlos Marques

Carlos Marques

Derek Wildstar
Kei Tomiyama

Patrulha Estelar

O sucesso de Patrulha Estelar no Brasil foi imediato, desde que despontou por aqui no início da década de 1980 na TV Record. Marques emprestou a voz ao protagonista Derek Wildstar e conquistou a criançada.

9

Carlos Laranjeira

Carlos Laranjeira

Bola de Fogo
Yoku Shioya

Saber Rider

O personagem teve duas vozes na versão brasileira, mas o trabalho de Carlos Laranjeira merece destaque por ter dado uma personalidade forte ao piloto da Unidade Ramrod Equalizer.


8

Dario Lourenço

Dario Lourenço

Orion
Gorō Naya

Patrulha Estelar

Para dar voz brasileira ao Almirante dedicado à sua missão de salvar a Terra da ameaça de Gamilus, a Herbert Richers escalou em Patrulha Estelar o veterano Dario Lourenço, ele dá uma seriedade ao experiente personagem.

7

Marcelo Gastaldi

Marcelo Gastaldi

Richard Lancelot/ Saber Rider
Bin Shimada

Saber Rider

O anime foi dublado no seu estúdio Maga, onde Gastaldi se encarregou da direção e fez com competência a voz brasileira do líder da equipe e capitão da Unidade Ramrod Equalizer, o Lancelot.

6

Carlos Marques

Carlos Marques

Dartagnan
Satomi Majima

D’Artagnan e os Três Mosqueteiros

Outro genial trabalho de Carlos Marques, dessa vez emprestando sua voz à versão canina do personagem de Alexandre Dumas. De assustado garotinho a espadachim corajoso, a voz de Marques deu o toque preciso na versão brasileira.

5

Carlos Laranjeira

Carlos Laranjeira

J.J.
Toshihiko Seki

Zillion

Zillion estreou nas manhãs de domingo da Globo em 1988 trazendo uma dublagem da Álamo que vale a pena ser ressaltada. O trabalho realizado por Laranjeira dando voz ao protagonista J.J. merece seu lugar aqui.

4

Orlando Viggiani

Orlando Viggiani

Arthur Pendragon
Akira Kamiya

Rei Arthur, Príncipe do Cavalo Branco

Anime exibido no início dos anos 80 na TVS, Rei Arthur, Príncipe do Cavalo Branco, tinha um primoroso time de vozes do estúdio Elenco, com destaque para Viggiani fazendo brilhantemente o protagonista da série. 

3

Cleonir dos Santos

Cleonir dos Santos

Joe Kaiasaka
Tôro Furuya

Pirata do Espaço

O aguerrido piloto do Pirata do Espaço mantém a voz de garotão, característica de Cleonir dos Santos, mas não perde a autoridade de herói do anime. Como não lembrar de Cleonir bradando: “Pirata do Espaço, ligar motores!”

2

Carlos Marques

Carlos Marques

Jet Marte
Shimizu Mari

O Menino Biônico

Mais uma vez Carlos Marques, mas um trabalho perfeito em animes, mais uma voz de garotinho. Com o personagem Jet Marte o dublador capricha no falsete e eterniza o robozinho na dublagem brasileira.

1

Paulo Pinheiro

Paulo Pinheiro

Don Drácula
Kenji Utsumi

Don Drácula

O anime Don Drácula recebeu a dublagem do estúdio Telecine, com vozes caricatas e bem ágeis para acompanhar o ritmo das histórias. Para fazer o vampirão, o escalado foi Paulo Pinheiro, que teve no personagem o grande protagonista da sua carreira. 

Izaías Correia
Izaías Correia
Professor, roteirista e web-designer, responsável pelo site InfanTv. Também é pesquisador da dublagem brasileira.

One Reply to “

  1. Pingback: Melhores trabalhos da dublagem brasileira em séries, desenhos e animes dos anos 80. | DB - Dublagem Brasileira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *