DUBLADORAS
Coadjuvantes em séries dos anos 60
10
Gessy Fonseca
Mulher Gato
Lee Meriwether
Batman
Miado pra cá, miado pra lá, e uma voz levemente sensual, assim é composição de Gessy Fonseca para a Mulher Gato na versão brasileira. Terror das joalherias e musa do Batman, a vilã ficou marcada na nossa dublagem pela fascinante interpretação recebida.
9
Lucy Guimarães
Lenore Case
Wende Wagner
O Besouro Verde
A eficiente e bela secretária do Sr. Britt Reid, Casey, foi dublada por aqui por Lucy Guimarães, numa das suas melhores performances. Lucy dá o rimo certo à personagem e ajuda a transformar a série Besouro Verde em mais um grande sucesso dos anos 60.
8
Áurea Maria
Rebecca Boone
Patricia Blair
Daniel Boone
O toque feminino necessário da série Daniel Boone foi dado pela graciosa Rebecca, que no Brasil recebeu uma dublagem à altura da sua importância. Por aqui a personagem recebeu voz brasileira da eficiente Áurea Maria, em um dos destaques da sua carreira.
7
Neuza Maria Camargo
Lois Lane
Phyllis Coates
As Aventuras do Super-Homem
Lois Lane foi interpretada na série As Aventuras do Super-Homem por duas atrizes e na dublagem brasileira teve apenas a voz de Neuza Maria Camargo, que vestiu muito melhor a atriz Phyllis Coates. Lois na voz de Neuza é destemida e delicada ao mesmo tempo, ou seja, uma Lois perfeita!
6
Isaura Gomes
Valerie Scott
Deanna Lund
Terra de Gigantes
No meio de uma constelação de vozes masculinas em Terra de Gigantes, Isaura Gomes ganha destaque ao fazer a dócil Valerie Scott. A série foi um tremendo sucesso no Brasil quando chegou no final dos anos 60 pela TV Record e a personagem em versão brasileira naturalmente fez parte dessa boa repercussão.
5
Helena Samara
Tenente Nyota Uhura
Nichelle Nichols
Jornada nas Estrelas
O trabalho de adaptação para português da AIC – São Paulo realizado para a série Jornada nas Estrelas foi um dos melhores conjuntos da obra da nossa dublagem para a telinha nos anos 60. Nesse contexto, é impossível a atuação de Helena Samara como a Tenente Uhura passar despercebida.
4
Gessy Fonseca
Victoria Barkley
Barbara Stanwyck
Big Valley
Big Valley chegou ao Brasil em 1966, pela TV Excelsior, sendo dublada nos estúdios da AIC. No seleto time de vozes, é difícil não apontar Gessy Fonseca como um dos destaques pela primorosa interpretação ao fazer Victoria Barkley. Uma atuação honesta e cheia de talento!
3
Ilka Pinheiro
Batgirl – Barbara Gordon
Yvonne Craig
Batman
A personagem só ingressou na série na terceira temporada, quando Batman passou a ser dublada pela TV Cinesom, ainda a tempo de entrar nessa lista de dublagens dos anos 60. Ilka Pinheiro compôs perfeitamente a charmosa Batgirl e deu um vozeirão à personagem feita por Yvonne Craig.
2
Aliomar de Matos
Agente 99
Barbara Feldon
Agente 86
Aliomar de Matos, estava há pouco tempo na AIC mas possuía uma enorme experiência do trabalho com a voz no Rio de Janeiro e foi escalada para fazer a Agente 99. Ao emprestar sua voz à personagem demonstrou uma química perfeita com Bruno Netto que realçou bastante a figura da agente no Brasil.
1
Helena Samara
Endora
Agnes Moorehead
A Feiticeira
Apesar de ter tido quatro brilhantes vozes no Brasil, Endora será eternamente lembrada pela performance de Helena Samara, que ao lado de Rita Cleós e Olney Cazarré formavam um trio extraordinário na dublagem de A Feiticeira. Ela criou na versão brasileira o tipo irônico e determinado com um timbre forte e confiante.