Matérias

DUBLADORES

Protagonistas em animes dos anos 90

10

Orlando Viggiani

Orlando Viggiani

Ryu Hoshi
Kouji Tsujitani

Street Fighter II Victory

Primoroso trabalho de Viggiani sob direção de Nelson Machado, ele nos entrega um Ryu realmente convincente, emprestando seu talento e voz jovial ao protagonista lutador.

9

Élcio Sodré

Élcio Sodré

Shiryu de Dragão
Hirotaka Suzuoki

Os Cavaleiros do Zodíaco

Quando chegou ao Brasil em setembro de 1994, Os Cavaleiros do Zodíaco abriram espaço para que nomes da dublagem brasileira ficassem conhecidos para o grande público, entre os quais Élcio Sodré, que brilhantemente fez o Shiryu de Dragão.


8

Marcelo Campos

Marcelo Campos

Shurato Hidaka
Toshihiko Seki

Shurato

Shurato teve uma dublagem fiel ao original o que ajudou na popularização do anime no Brasil quando chegou em 1996. O trabalho realizado pela Dublavídeo escalou Marcelo Campos como a voz do protagonista e acertou em cheio na escolha.

7

Zezinho Cutolo Zezinho Cutolo

Zezinho Cutolo

Doraemon
Nobuyo Ōyama

Doraemon

O clássico anime só chegou ao Brasil em outubro de 1992 pela TV Manchete no programa Clube da Criança. O protagonista recebeu no estúdio BKS, a voz do dublador Zezinho Cutolo que imitou bem a característica original do personagem.

6

Tatá Guarnieri

Tatá Guarnieri

Kenhsin Himura
Mayo Suzukaze

Samurai X

No final de 1999, o anime Samurai X chegou à Rede Globo com uma dublagem realizada pela BKS. O escolhido para emprestar a voz brasileira ao protagonista foi Tatá Guarnieri que faz o trabalho com muita dedicação.

5

Selton Mello

Selton Melo

Nick
Masako Miura

As Aventuras de Nick e Neck

Antes de toda a febre de animes causada pelos Cavaleiros do Zodíaco, os que chegavam ao Brasil na década de 1990 tinham pouca repercussão. Nick e Neck, no entanto, merece destaque por sua passagem na Globo, onde o protagonista teve a voz de Selton Melo.

4

Francisco Bretas

Francisco Brêtas

Hyoga de Cisne
Koichi Hashimoto

Os Cavaleiros do Zodíaco

A dublagem realizada pela Gota Mágica, sob direção de Gilberto Baroli, ficou eternizada! As principais razões foram: a grande repercussão do anime e as dignas atuações, entre as quais a de Francisco Brêtas como a voz brasileira de Hyoga de Cisne.

3

fabiolucindo

Fábio Lucindo

Ash Ketchum
Rica Matsumoto

Pokémon

Pokémon estreou na televisão brasileira em maio de 1999 dentro do infantil Eliana e Alegria. Logo, o anime passou a fazer dos telespectadores da Record novos otakus. Ash Ketchum no Brasil teve a interpretação perfeita de Fábio Lucindo. 

2

Wendel Bezerra

Wendel Bezerra

Son Goku adulto
Masako Nozawa

Dragon Ball

Grande destaque do Bom Dia & Cia, desde que estreou em 1996, o anime Dragon Ball trazia uma dublagem muito bem desenvolvida pela Álamo, cujo protagonista em sua versão adulta teve o grito de “Kamehame-ha” imortalizado na voz de Bezerra.

1

Hermes Baroli

Hermes Baroli

Seiya de Pégaso
Tohru Furuya

Os Cavaleiros do Zodíaco

O fenômeno de audiência alcançado pelos Cavaleiros do Zodíaco transformou Baroli numa celebridade para o público geek. Para muitos eles será eternamente a voz do impulsivo, mas generoso, Seiya de Pégaso.

Leia Também:  Baú da Dublagem: King Kong (1933).
Izaías Correia
Izaías Correia
Professor, roteirista e web-designer, responsável pelo site InfanTv. Também é pesquisador da dublagem brasileira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *