Matérias

TEMAS ADAPTADOS

Para português em desenhos dos anos 90

10

Ibrahim Barchini

As Trigêmeas

"1...2...3!"
Coral infantil

A série animada As Trigêmeas estreou no Brasil pelo Canal Futura em 1998 transferindo-se no ano seguinte para Globo. Um coral infantil se e encarregou de interpretar a canção de abertura num trabalho de adaptação realizado pela Audionews.

9

Ibrahim Barchini

Rua dos Pombos

"Na Rua dos Pombos"
não identificado

Pra ter amigos na Rua dos Pombos, venha comigo pra Rua dos Pombos.” com esse estilo simples de letra as canções do desenho ficaram para sempre na memória de quem foi criança assistindo Glub Glub e o desenho Rua dos Pombos, por isso o tema de abertura não poderia ficar de fora.


8

Ibrahim Barchini

Arthur

"Acredite em Você"
não identificado

O desenho Arthur estreou com grande sucesso na TV Record no final dos anos 90. Sua abertura é um reggae, que na versão original foi interpretado por Ziggy Marley e os Melody Makers, e em português ainda não conseguimos identificar o cantor.

7

Ibrahim Barchini

Os Seis Biônicos

"Somos os Seis"
não identificado

Apesar de não conseguirmos identificar a intérprete da abertura de Os Seis Biônicos, a canção não poderia ficar de fora desse grupo. O tema ficou conhecido por tocar no SBT no início dos anos 90.

6

Pedro Lopes

Taz-Mania

"Taz-Mania"
Pedro de Saint Germain

A versão em português da abertura de Taz-mania tem a performance de Pedro de Saint Germain, conhecido por emprestar a voz ao Timão na animação Rei Leão. Junto com outros intérpretes e usando vozes caricatas, eles eternizam a canção.

5

Ibrahim Barchini

Super-Patos

"Super-Patos"
Sérgio Ferreira

Interpretado pelo ex-integrante da banda LS Jack, Sérgio Ferreira, o tema de Super-Patos mantém o rock pesado da abertura original, mas coloca um swing brasileiro na forma de pronunciar a letra.

4

Pedro Lopes

Esquadrilha Parafuso

"Esquadrilha Parafuso"
Pedro de Saint Germain

Com a voz principal de Pedro de Saint Germain, seguido por um coral e as falas de Márcio Seixas (como Balú), a empolgante canção de abertura do desenho Esquadrilha Parafuso iniciava com muita alegria os episódios da animação. 

3

Ibrahim Barchini

A Turma do Pateta

"Pateta e Mais"
Sérgio Ferreira

Mais um trabalho de adaptação para português de Sérgio Ferreira, a abertura do desenho A Turma do Pateta trazia em ritmo de hip-hop uma canção que rapidamente caiu no gosto da meninada.

2

Nil Bernardes

A Pedra dos Sonhos

"A Pedra dos Sonhos"
Nil Bernardes

Lindíssimo e inesquecível, o tema de abertura que serviu como a entrada do desenho A Pedra dos Sonhos foi interpretado no Brasil por Nil Bernardes. A música já vale como ingresso à viagem fantástica que representa o desenho.

1

Pedro Lopes

Tico e Teco e os Defensores da Lei

"O Tico e Teco Vem"
Pedro de Saint Germain

Pedro de Saint Germain, nome de destaque colocando a voz na abertura de desenhos animados, interpreta mais uma que está na memória afetiva dos telespectadores. No Brasil, o desenho estreou em 1993 pela Rede Globo.

Izaías Correia
Izaías Correia
Professor, roteirista e web-designer, responsável pelo site InfanTv. Também é pesquisador da dublagem brasileira.