Matérias

DUBLADORAS

Protagonistas em desenhos dos anos 90

10

Marisa Leal

Marisa Leal

Ariel
Jodi Benson

A Pequena Sereia

No final dos anos 90 chegou ao SBT pelo programa Bom Dia & Cia a série animada Pequena Sereia. Marisa Leal emprestou sua voz de maneira terna para a protagonista que já tinha feito no longa de 1989. A voz da Ariel sempre será de Marisa no coração do público.

9

Isaura Gomes

Isaura Gomes

Leela Turanga
Katey Sagal

Futurama

Futurama estreou no Brasil em 1999 no canal Fox com um trabalho minucioso da Dublavideo, que escalou os dubladores certos para cada personagem. Um excelente exemplo é Isaura Gomes como Leela Turanga, cuja voz ficou perfeita para o tipo aguerrido da protagonista.


8

Fátima Noya

Fátima Noya

Tommy Pickles
Elizabeth Daily

Rugrats - Os Anjinhos

A Álamo ficou encarregada do trabalho de dublagem de Rugrats, que teve a direção de Úrsula Bezerra, quando a animação chegou ao Brasil pela Nickelodeon. Fátima Noya estava inspirada para fazer em falsete a voz do pequenino Tommy Pickles.

7

Marisa Leal

Marisa Leal

Dot Warner
Tress MacNeille

Animaniacs

Se na indicação anterior Marisa oferecia uma doce voz, aqui fez com primor a endiabrada personagem da Warner. A energia usada para interpretar a Dot Warner e o falsete criado pela dubladora chamam a atenção.

6

Mabel Cezar

Mabel Cezar

Luluzinha Palhares
Tracey Ullman

Luluzinha

Luluzinha ganhou no Brasil um tipo de simpatia peculiar, muito por conta da dublagem realizada por Mabel Cezar para a personagem, que chegou ao Brasil na década de 90 pela Rede Globo.

5

Iara Riça

Iara Riça

Florzinha
Cathy Cavadini

As Meninas Super-Poderosas

Tendo uma direção perfeita de Hércules Franco, que depois continuou em alto nível com Jorge Vasconcellos, essa dublagem tem como referência positiva o trabalho de vozes do trio principal. O grande destaque no entanto, fica por conta da atuação de Riça na voz da Florzinha.

4

Mariangela Cantú

Mariangela Cantú

Carmen Sandiego
Rita Moreno

Carmen Sandiego

Quando a ladra mais famosa dos videogames ganhou sua primeira série animada, durou poucos meses para chegar ao Brasil. Com a dublagem da Herbert Richers, Mariangela Cantú eternizou a heroína de voz firme e bonita.

3

Marli Bortoletto

Marli Bortoletto

Mônica
Voz original

A Turma da Mônica

Desde 1983 fazendo a voz da personagem de Maurício de Souza, Marli Bortoletto adaptou-se com o jeitinho enfezado da protagonista e domina o estilo até hoje. Nas animações lançadas nos anos 90 ela permaneceu atuando com eficiência.

2

Miriam Ficher

Miriam Ficher

Vaca
Charles Adler

A Vaca e o Frango

No piloto a dublagem foi de Carmen Sheila, mas na série Miriam Ficher deu seu próprio estilo à personagem e anos mais tarde chegou a ser indicada ao prêmio  Yamato de melhor dubladora por ele.

1

Selma Lopes

Selma Lopes

Marge Simpson
Julie Kavner

Os Simpsons

Ao longo de tantas temporadas de Simpsons dubladas no Brasil, a matriarca da família recebeu quatro vozes, porém o charme e entonação rouca, característicos da Marge, foram dados aqui pela talentosa Selma Lopes.

Izaías Correia
Izaías Correia
Professor, roteirista e web-designer, responsável pelo site InfanTv. Também é pesquisador da dublagem brasileira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *