Matérias

DUBLADORES

Protagonistas em desenhos dos anos 90

10

Alexandre Moreno

Alexandre Moreno

Pinky/ 3-Pinky-O
Rob Paulsen

Pinky e Cérebro

Quando Marlene Costa dirigiu a dublagem de Pinky e Cérebro na Herbert Richers, deve ter ficado satisfeita ao ver uma dupla tão em sintonia quanto a de dubladores protagonistas. Alexandre Moreno, no entanto é o grande destaque fazendo a caricata e engraçada voz do Pinky. 

9

sergiorufino

Sérgio Rufino

Douglas "Doug" Yancey Funnie
Billy West

Doug - Nickelodeon

Doug teve duas dublagens no Brasil, no entanto, a versão produzida para a Nickelodeon pela Álamo, trouxe um Sérgio Rufino realmente inspirado com seu falsete característico usado para fazer garotinhos.


8

Manolo Rey

Manolo Rey

Leonardo
Cam Clarke

As Tartarugas Ninja

A liberdade dada pelo diretor Mário Jorge em Tartarugas Ninja para adaptar as falas do desenho para um contexto brasileiro, originou uma das dublagens mais bem realizadas no país. Some quatro dubladores inspirados, com Manolo Rey se sobressaindo, e você tem mais um grande protagonista nessa lista.

7

José Luiz Barbeito

José Luiz Barbeito

Dexter
Christine Cavanaugh

O Laboratório de Dexter

Trabalho perfeito de José Luiz Barbeito, ele cria um falsete para o menino gênio que acerta em cheio no humor atrativo para a criançada. Dexter tem uma vozinha fina, mas sem deixar de ser um sujeito decidido!

6

Oberdan Júnior

Oberdan Júnior

Tintin
Colin O'Meara

As Aventuras de Tintin

Tintin é para muitos o grande trabalho na dublagem de Oberdan Júnior. Dublando o protagonista, ele fez um casamento perfeito de voz e personagem que é difícil imaginar Tintin com outro dublador, tanto que Oberdan precisou retornar ao estúdio para fazer o filme de 2011.

5

Nelson Machado

Nelson Machado

Drake Mallard/ Darkwing Duck
Jim Cummings

Darkwing Duck

Na dublagem brasileira de Darkwing Duck, o destaque fica para o dublador Nelson Machado, que fez brilhantemente o pato mascarado e imortalizou alguns bordões aqui no país. “Eu sou o terror que voa na noite!”.

4

Waldyr Sant’anna

Waldyr Sant’anna

Homer Simpson
Dan Castellaneta

Os Simpsons

Waldyr Sant’anna começou a fazer o Homer ainda no final dos anos 80, mas grande parte do seu trabalho na voz do personagem foi realmente na década seguinte. Homer teve ainda mais duas vozes, mas o estilo preguiçoso e fanfarrão dado por Sant’anna precisou ser copiado.

3

Guilherme Briggs

Guilherme Briggs

Freakazoid
Paul Rugg

Freakazoid!

Freakazoid foi uma grande brincadeira na carreira do dublador que inseria improvisos na hora de dublá-lo. Não deu outra, o jeitão amalucado do personagem tornou-se um tremendo sucesso no Brasil e rendeu o segundo lugar para Briggs aqui.

2

Márcio Seixas

Márcio Sexias

Bruce Wayne/ Batman
Kevin Conroy

Batman - A Série Animada

Segundo o próprio Márcio Seixas, ele ficou impressionado com os traços da animação de Batman. A partir de então, o dublador entrou no clima sombrio da produção caprichando na voz que ficou tão poderosa quanto o herói do título. 

1

Ricardo Schnetzer

Ricardo Schnetzer

Capitão Planeta
David Coburn

Capitão Planeta

Sucesso dentro do Xou da Xuxa a animação ecológica Capitão Planeta tinha na dublagem realizada pela Herbert Richers seu ponto alto no Brasil. Destaque para o intérprete do protagonista, Ricardo Schnetzer, que com sua vasta experiência na dublagem saía gritando: “O poder é de vocês!” e nos convencia da mensagem.

Leia Também:  10 Mais – Dubladoras de protagonistas em desenhos dos anos 80.
Izaías Correia
Izaías Correia
Professor, roteirista e web-designer, responsável pelo site InfanTv. Também é pesquisador da dublagem brasileira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *