Elenco de Dublagem - Desenhos Matérias

Top Cat

Manda-Chuva

DIREÇÃO DE DUBLAGEM:

?

ESTÚDIO DE DUBLAGEM:

AIC - São Paulo

MÍDIAS:

Televisão/ DVD/ TV Paga

Elenco Principal

Elenco Principal

No Brasil o sucesso de Manda Chuva também foi grande, principalmente pela excelente dublagem da AIC – São Paulo, que recebeu por aqui, “abrasileirando” alguns nomes. Na maioria das vezes a cidade era chamada de Brasília (cidade que havia sido fundada fazia pouco tempo), o dinheiro era o Cruzeiro (ou Cabrais), e o alfaiate “Lou” acabou virando “Lau”. Manda-Chuva recebeu a voz do ator global Lima Duarte que também emprestou sua voz ao gato Espeto.

Estreou no Brasil em 1963 pela TV Record e afiliadas, ocupando o horário das 19h30. Esteve em várias emissoras nos anos 70 e 80, incluindo a Rede Globo quando fazia parte do Xou da Xuxa. Na TV por assinatura foi exibido pelo Cartoon Network, Boomerang e Tooncast.

De inquestionável talento em frente às câmeras, o que pouca gente sabe é que Lima Duarte no início da carreira se aventurou pelo mundo da dublagem e popularizou no Brasil o personagem Manda Chuva. Para compor o gato malandro, ele elaborou uma voz calma que até hoje está na memória de quem assistiu o desenho.

Izaías Correia
Izaías Correia
Professor, roteirista e web-designer, responsável pelo site InfanTv. Também é pesquisador da dublagem brasileira.