Elenco de Dublagem - Desenhos Matérias

Dungeons & Dragons

Caverna do Dragão

DIREÇÃO DE DUBLAGEM:

Henrique Ogalla

ESTÚDIO DE DUBLAGEM:

Herbert Richers

MÍDIAS:

Televisão

Elenco Principal

Aparições Recorrentes

Participações

Outros

A Dublagem

Única dublagem realizada no Brasil para o desenho Caverna do Dragão, o trabalho gravado pela Herbert Richers prima pela qualidade de som e interpretação. Apesar de ter apresentado uma troca de elenco em parte de seus episódios, a dublagem não foi reprovada pelos fãs da série que admiram cada dublador que passou pela animação.

O Mestre dos Magos talvez tenha sido  um dos trabalhos mais primorosos do dublador Ionei Silva dando um jeitão calmo que acabou imortalizando o personagem por aqui. Miguel Rosenberg é responsável pelo Mestre dos Magos com a troca de vozes no elenco do desenho a partir do episódio 22.

Os únicos personagens que não tiveram trocas de vozes foram o Vingador, Hank, Diana e Bobby. O Demônio da Sombra, por exemplo, teve vários intérpretes.

O desenho estreou no Brasil no programa Balão Mágico em 1984. Mas foi no programa Xou da Xuxa com a enorme audiência da loira que a série se tornou “febre” no Brasil. Depois figurou no horário da Sessão Aventura  já no final da década de 1980 e ganhou o horário do domingo pela manhã na década de 1990.


A Globo exibiu por muito tempo apenas as duas primeiras temporadas; só em 1994 exibiu a terceira temporada, no programa TV Colosso, com nova dublagem. Após isso, foi reprisada em outros programas infantis da Globo, que nunca chegou a exibir a abertura da série. Em 2011 foi mostrada dentro do programa TV Globinho.

A série teve rápida passagem pelo canal pago Fox Kids, sendo depois exibido no canal Gloob. a partir do episódio 22

Izaías Correia
Izaías Correia
Professor, roteirista e web-designer, responsável pelo site InfanTv. Também é pesquisador da dublagem brasileira.