Elenco de Dublagem - Desenhos

American Dragon: Jake Long

Jake Long: O Dragão Ocidental

DIREÇÃO DE DUBLAGEM:

Lauro Fabiano

ESTÚDIO DE DUBLAGEM:

Delart

MÍDIAS:

Televisão

Elenco Principal

Aparições Recorrentes

Outros

Dragão Ocidental

Adaptação: Félix Ferrà

Feroz, Capaz
Ele é sensação
Veloz, Sagaz
pronto pra ação
Ele é mesmo o Tal
Dragão Ocidental
Seus Inimigos vai deter com os seus poderes
Abre o olho,atenção
Com esse camarada,a barra é pesada

Dragão Ocidental
Jake: Dragão Na Área
Dragão ocidental…
Ele é o Dragão ocidental
Jake:Dragão em estilo livre

A habilidade aumenta
Se o mestre orienta
É tradição
Então qual é
Quem tá na área agora é o dragão

Dragão Ocidental
Jake:Quando Jake Chegar,o calor vai subir
Sou o grande dragão que cuida disto aqui ouviu

Dragão Ocidental!

A Dublagem

Exibida originalmente entre 2005 e 2007, a série Jake Long: O Dragão Ocidental foi uma produção da Walt Disney Television Animation que conquistou o público jovem ao misturar ação, comédia e mitologia oriental em plena Nova York.

No Brasil, o desenho chegou em 2005 através do Disney Channel, acompanhando as aventuras de Jake Long, um adolescente que herdou de sua família a responsabilidade de se transformar em dragão e proteger o mundo das ameaças mágicas.


 

As vozes brasileiras que deram vida à série

A dublagem nacional foi realizada pela Delart, no Rio de Janeiro, sob direção de Lauro Fabiano e tradução de Dilma Machado. O protagonista Jake Long ganhou voz com a interpretação energética de Erick Bougleux, transmitindo bem o estilo irreverente e confiante do personagem.

O sábio Vovô Luong Lao Shi teve duas vozes durante a exibição: Allan Lima e, posteriormente, Pádua Moreira, cada um imprimindo um tom distinto ao mestre do dragão.

A irmã caçula Haley Long foi vivida por Bruna Laynes, enquanto o divertido cachorro falante Kung Cão ganhou vida com Samir Murad. Entre os amigos de Jake, estavam Trixie Carter, dublada por Teline Carvalho, e Arthur “Spud” Spudinski, interpretado por Rodrigo Antas.

O elenco ainda contou com nomes como Lina Mendes (Rosa), Mariangela Cantú (Susan Long), Alexandre Moreno (Jonathan Long), Luiz Carlos Persy (Caçador) e Mauro Ramos (Dragão Negro), entre muitos outros que ajudaram a enriquecer o universo da produção.


 

A abertura brasileira

Um destaque especial ficou por conta da versão nacional da música de abertura. A canção foi interpretada por Bruno Miguel, que trouxe um tom mais radical e vibrante ao tema, valorizando o espírito jovem e urbano do desenho.

A adaptação para o português foi feita por Félix Ferrà, que soube manter a energia da versão original, transformando-a em um rock marcante e cheio de identidade própria.


 

O legado no Brasil

Com duas temporadas e 52 episódios, Jake Long: O Dragão Ocidental marcou uma geração ao misturar elementos da cultura pop com tradições orientais, sempre embalado por humor e ação.

Sua exibição no Brasil, com a dublagem envolvente da Delart e a abertura bem adaptada, garantiu que o desenho fosse lembrado não apenas como mais uma produção da Disney, mas como um título querido pelos fãs que cresceram nos anos 2000.

Avatar photo
Izaías Correia
Professor, roteirista e web-designer, responsável pelo site InfanTv. Também é pesquisador da dublagem brasileira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *