Shazam!
Capitão Marvel
- 07/09/1974 a 16/10/1977.
- 3 temporadas (28 episódios).
- Filmation e DC Comics.
DIREÇÃO DE DUBLAGEM:
Telmo de Avelar
ESTÚDIO DE DUBLAGEM:
Herbert Richers
MÍDIAS:
Televisão
Elenco Principal
Outros
“Shazam! Formados das iniciais dos grandes imortais: Salomão, Hércules, Atlas, Zeus, Aquiles, Mercúrio.
Billy Batson e seu Mentor viajam pelas estradas do mundo numa missão interminável para corrigir erros desenvolver a compreensão e fazer a justiça para todos.
Foi dado ao jovem Billy pelos imortais o poder para pronunciar a simples palavra:
Shazam!
E esse se transforma num instante no maior de todos os imortais Capitão Marvel!
Estrelando Michael Gray, Les Tremayne e Jackson Bostwick.”
2ª Versão
Shazam!
“Com poderes conseguidos pelos grande imortais: Salomão, Hércules, Atlas, Zeus, Aquiles, Mercúrio,
Billy Batson e seu Mentor viajam pelas estradas de todas as partes da terra numa missão que nunca termina, corrigir os erros, desenvolver a compreensão e busca da justiça para todos.
Para cumprir a sua missão, o jovem Billy foi dotado pelos imortais de tremendo poderes com a simples pronúncia da palavra:
Shazam!
Numa distribuição, Warner Bros Television: Capitão Marvel!
A palavra que o transforma no homem mais rápido e poderoso do mundo, Capitão Marvel!
Estrelando Michael Gray, Les Tremayne e Jackson Bostwick.”
A Dublagem
A série foi exibida pela primeira vez no Brasil na Rede Globo em 1975 sendo apresentada diariamente às 17h45 num horário chamado Hanna-Barbera 75. Na época era chamada de Capitão Marvel, pela mídia impressa, já que a abertura do seriado, pela forma como foi dublado o texto introdutório, deixava dois títulos válidos para o programa: “Shazam!” ou “Capitão Marvel”.
A dublagem foi realizada pela Herbert Richers e Leonardo José dublava o herói interpretado pelo ator Jackson Bostwick, mas quando o protagonista foi mudado para John Davey, a dublagem ficou a cargo de José Santana.
Ainda na versão brasileira grandes nomes se ocuopavam de interpretar o restante do elenco, Isaac Bardavid e Alfredo Martins eram os destaques fazendo as vozes do Mentor e do Billty Batson.
Em 1980, ainda na Rede Globo, ocupava o horário das 12h30 onde ficou até o ano seguinte. Naquele período a emissora divulgava para os jornais os dois títulos.