Elenco de Dublagem - Séries Matérias

El Chavo del Ocho

Chaves

DIREÇÃO DE DUBLAGEM:

Marcelo Gastaldi e Potiguara Lopes

ESTÚDIO DE DUBLAGEM:

Maga

MÍDIAS:

Televisão

Elenco Principal

Aparições Recorrentes

Aparições Recorrentes

Quando recebeu os seriados Chaves e Chapolin como um brinde para exibir em sua programação, Silvio Santos os enviou para seu núcleo de dublagem, que ficava nos antigos estúdios da TVS, sob a supervisão de Marcelo Gastaldi. 

Os testes para o trabalho de adaptação começaram em 1983 e Gastaldi buscou os profissionais que cabiam perfeitamente com os personagens. Nelson Machado, Carlos Seidl, Mário Vilela, Potiguara Lopes e Sandra Mara Azevedo eram dubladores que já atuavam na Maga, mas Helena Samara e Marta Volpiani foram as novidades no elenco.

Gastaldi assumiu a dublagem do protagonista e a direção, mas quando ficou pesado, ele passou o comando da adaptação para  Potiguara Lopes, que já traduzia ambas as séries. Nelson Machado também assumiu a direção e tradução por um tempo.

No final de 1989, a empresa Maga se transferiu para os estúdios da Marshmallow, continuando as dublagens de Chaves e Chapolin, agora com a direção do compositor Mário Lúcio de Freitas, que também adaptou algumas canções para a série.


Nessa época também houve algumas mudanças de vozes. Sandra Mara mudou-se para Itália e a Chiquinha passou a ser feita por Cecília Lemes. Godinez começou a ser dublado por Élcio Sodré, pois Silton havia se afastado da dublagem.

Izaías Correia
Izaías Correia
Professor, roteirista e web-designer, responsável pelo site InfanTv. Também é pesquisador da dublagem brasileira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *