Notícias Vida Real

Morre Júlio Chaves, a voz brasileira do ator Mel Gibson.

Dublador morreu aos 76 anos, no Rio de Janeiro, vítima de complicações da Covid-19.


O ator e dublador Júlio Chaves morreu nesta terça-feira (10) no Rio de Janeiro, vítima de complicações da Covid-19. A voz de Chaves era mais conhecida por fazer Mel Gibson na maioria dos filmes do ator americano.

Júlio começou na dublagem no início dos anos 70 trabalhando para o estúdio Herbert Richers e já na década seguinte começou a ser escalado para protagonizar algumas produções. Entre os atores consagrados os quais costumava dublar estavam: Tommy Lee Jones, Harvey Keitel, Andy Garcia, Gabriel Byrne, Dustin Hoffman e James Woods.

Também foi muito atuante em seriados, tendo como destaque a voz do David Hasselhoff (Super Máquina), Chuck Zito (Oz – A Vida é uma Prisão), Don Most (Happy Days), Harry Lennix (Plantão Médico), Iain Glen (Game of Thrones), Ken Kercheval (Dallas), Rick Schroder (Nova York Contra o Crime) e Simon MacCorkindale (Manimal).

Em desenhos animados, Chaves também colecionou uma vasta galeria de personagens, entre os quais Max Tennyson (Ben 10), Arqueiro (She-Ra – A Princesa do Poder), Smithers (Os Simpsons), Airborne (Comandos em Ação), Capitão Marvel (Shazam!), Didi (Clue Club), Irmão Sangue (Os Jovens Titãs), Robin Hood (Super Robin Hood do Espaço) e Zan (Superamigos).


Mas sem dúvida as grandes performances de Júlio Chaves podiam ser encontradas ao fazer o ator Mel Gibson, onde ele dava aquela mistura de bom humor e tipo aguerrido costumeiro dos papeis do ator. Chaves dublou as franquias Mad Max (Globo) e Máquina Mortífera, além de Conspiração Tequila, O Patriota, Coração Valente, Eternamente Jovem, Alta Tensão, Fomos Heróis, O Preço de um Resgate, entre outros tantos.

Em 2016, Júlio Chaves perdeu seu filho, Márcio Chaves, também dublador, que faleceu aos 39 anos devido a uma enfermidade.

O pesar da morte de Júlio Chaves chegou em um momento muito triste para o setor com as perdas recentes de Orlando Drummond, Mário Monjardim e Christiane Louise.

Izaías Correia
Izaías Correia
Professor, roteirista e web-designer, responsável pelo site InfanTv. Também é pesquisador da dublagem brasileira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *