Get Smart
Agente 86
- de 18/12/1965 a 11/09/1970.
- 5 temporadas (138 episódios).
- Television Corporation of America.
DIREÇÃO DE DUBLAGEM:
Gutemberg Barros
ESTÚDIO DE DUBLAGEM:
VTI
MÍDIAS:
Televisão e DVD
Elenco Principal
Aparições Recorrentes
Outros
A Dublagem
A série Agente 86 estreou no Brasil pela TV Record de São Paulo no dia 16 de julho de 1967, num sábado, às 18h30. A audiência no Brasil foi imediata e a TV Record utilizou como estratégia reprisar o episódio num dia da semana por volta das 17h.
Com o sucesso, a TV Record não abriu mão da série e foi adquirindo as temporadas seguintes. Dessa forma, a emissora ficou com os direitos do programa por 5 anos, exibindo-a na íntegra, com diversas alterações de dias e horários.
Já em meados de 1972, com o término da série, a Record exibia Agente 86 de segunda à sexta nos horários vespertinos, mas como a 5ª temporada não emplacou na audiência também no Brasil (devido ao casamento de Max e 99), foi retirada do ar. Entretanto a emissora exibiu todos os 138 episódios, que fizeram fãs do Agente 86 até hoje.
Durante mais 3 anos o seriado ficou fora da televisão brasileira quando em 1980 Get Smart retornou, agora pela TV Bandeirantes.
Novamente, Agente 86 fez um enorme sucesso e foi exibido até meados de 1985, tendo ocupado algumas vezes o horário nobre da emissora. Todas as 5 temporadas foram exibidas, porém cerca de 15 episódios não. O motivo: o desaparecimento da dublagem. Em 1985, a TV Bandeirantes devolveu a série à distribuidora e, entre 1985 e 1990, ocorreu o desaparecimento da dublagem das 4 primeiras temporadas. No ano seguinte a emissora trouxe as séries A Feiticeira, Jeannie é um Gênio, Flipper e Agente 86 a partir das 15h, entretanto somente a 5ª temporada foi mostrada, pois era a única com dublagem.
Em 1990, o canal a cabo Multishow trouxe a sessão Retro TV e, entre as séries escolhidas estava Agente 86. No entanto, a emissora do sistema Globosat exibiu cerca de 3 temporadas totalmente legendadas. Já, por volta de 1992/93, o seriado foi retirado do ar definitivamente.
Agente 86 só retornaria pela TV a cabo no final dos anos 2000, principalmente pelo canal TCM, mas redublado. A redublagem foi a mesma utilizada para a venda dos box em DVD da série, realizada pela VTI.
Evidentemente, redublar um trabalho tão grandioso como a série Agente 86 foi difícil. Para a dublagem de Max foi escolhido Mário Tupinambá Filho. Já José Santana marcou, com qualidade, a dublagem do Chefe, embora a direção de dublagem retirou muito da sua indignação, espanto e até o humor. O caso mais grave desta redublagem foi a tradução. Parece que os tradutores não tiveram a mínima preocupação em transformar as diversas piadas americanas para formas de expressão próprias da língua portuguesa. O trabalho de tradução, aparentemente, transparece que foi realizado de forma apressada, sem o mínimo conhecimento de equivalência linguística.
Não questionamos a escolha do dublador para Max. Afinal de contas, seria impossível encontrarmos um outro Bruno Netto, notamos que Mário Tupinambá Filho, assim como os demais, foram prejudicados pela tradução e pela direção de dublagem.