Star Trek
Jornada nas Estrelas
- de 08/09/1966 a 03/06/1969.
- 3 temporada (79 episódios).
- Paramount Television.
DIREÇÃO DE DUBLAGEM:
Célia Guimarães e Ilka Pinheiro
ESTÚDIO DE DUBLAGEM:
AIC – São Paulo
MÍDIAS:
Televisão
Elenco Principal
Aparições Recorrentes
Outros
A Dublagem
A série Jornada nas Estrelas estreou na televisão brasileira em 1967 sendo levada ao ar pela TV Excelsior às quintas-feiras no horário das 22h. Em 1969 chegou a ser apresentada pela TV Bandeirantes diariamente às 20h, local onde ficou até 1970. Na ocasião recebeu a dublagem da AIC.
Em 1967, Emerson Camargo, então funcionário da empresa de dublagem AIC, recebeu a série para traduzir, escolher o elenco e dirigir a dublagem da primeira temporada.
Ao contrário do que foi feito na dublagem da empresa VTI-Rio, a da AIC não trouxe o discurso do Capitão Kirk exibido na abertura da série, mas sim de um narrador. O escolhido foi Antônio Celso.
Depois de dois anos fora da programação brasileira a série voltou em 1972, dessa vez pela TV Record que começou mostrando Jornada nas Estrelas às 4h da manhã. Ficou na Record até 1973 e no ano seguinte começou a ser apresentada pela TV Tupi às 16h30 diariamente, de segunda à sexta, onde permaneceu no ar até 1975.
Em 1982 a série retornou à programação no Brasil novamente pela TV Bandeirantes, onde ocupava diariamente o horário das 17h e em 1983 o das 20h30.
Quando a a TV Manchete trouxe o seriado de volta em 1991 precisou redublá-lo por conta da perda da dublagem original quando a distribuidora Brás Continental encerrou suas atividades anos antes. A nova dublagem foi realizada pelo estúdio carioca VTI com a tradução de Claudia Costa.
Na ocasião apenas as duas primeiras temporadas de Jornada nas Estrelas foram redubladas, devido a crise que a Manchete passava. Por alguma razão os episódios 24 e 26 não foram encaminhados no lote de histórias e assim não passaram na emissora. Na Manchete Jornada nas Estrelas era apresentada no horário de series enlatadas de ficção científica Sessão Espacial, onde era apresentada às segundas, quartas e sextas-feiras. Na ocasião as outras séries apresentadas junto com Jornada nas Estrelas foram: Galáctica (terça), Buck Rogers (quinta-feira) e Jornada nas Estrelas – Nova Geração (sábado).
Em 1997, quando foi exibida pelo canal a cabo USA a 3ª temporada e os episódios 24 e 26, que não haviam sido dublados para a Manchete, receberam um novo elenco de vozes, exceção de Márcio Seixas como uma das vozes do Sr. Spock.
Em 2004 foi exibida pelo Canal 21 e anos mais tarde passou pela Rede Brasil.