Elenco de Dublagem - Desenhos Matérias

The Ant and the Aardvark

A Formiga e o Tamanduá

DIREÇÃO DE DUBLAGEM:

Márcio Seixas

ESTÚDIO DE DUBLAGEM:

Herbert Richers

MÍDIAS:

Televisão

Elenco Principal

Outros

A Dublagem

Lançado originalmente em 5 de março de 1969 nos EUA, The Ant and the Aardvark foi exibido no Brasil apenas em 1974, na TV Tupi, dentro da Sessão Patota e posteriormente no bloco do Capitão Aza. Já nessa primeira fase, o aardvark — um porco-da-terra africano — foi transformado em “tamanduá” na dublagem, provavelmente para facilitar a identificação do público local.

 

Chegada ao Brasil

O desenho A Formiga e o Tamanduá (The Ant and the Aardvark) foi exibido pela primeira vez no Brasil em 1974, na TV Tupi.

Depois de passar pelo SBT na década de 1980, o desenho  só voltou à programação brasileira pelo Boomerang quando estreou no dia 1º de setembro de 2004. Na ocasião recebeu uma  redublagem feita pela Herbert Richers, que manteve a ideia de transformar o porco-da-terra num tamanduá.

 

Herbert Richers e a Redublagem

A CineCastro foi a primeira a dublar o desenho em suas exibições pela Tupi.

Com a chegada do desenho no Boomerang recebeu uma nova dublagem feita pela Herbert Richers. Na nova dublagem, Luiz Feier Motta assumiu o Tamanduá, enquanto Mauro Ramos ficou com a formiga — ambos trazendo um tom mais atual, limpo e ritmado. A direção de voz ficou a cargo de Márcio Seixas, que também fez a leitura de créditos, imprimindo identidade própria, moderna mas ainda fiel ao humor clássico.

A atuação ficou mais leve, rápida e calibrada para o humor contemporâneo. Luiz Feier Motta deu ao Tamanduá um tom mais expressivo e emotivo; Mauro Ramos trouxe charme ágil à formiga. 

essa redublagem também foi exibida pelo Cartoon Network entre os anos de  2007 e 2009, Tooncast entre os anos de 2011 e 2017, TCM entre 2014 e 2017 e TV Cultura a partir de 2015.

VEJA TAMBÉM A DUBLAGEM DA:

Avatar photo
Izaías Correia
Professor, roteirista e web-designer, responsável pelo site InfanTv. Também é pesquisador da dublagem brasileira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *