The Ant and the Aardvark
A Formiga e o Tamanduá
- de 05/03/1969 a 16/05/1971.
- 1 temporada (17 episódios).
- DePatie-Freleng Enterprises.

DIREÇÃO DE DUBLAGEM:
Márcio Seixas
ESTÚDIO DE DUBLAGEM:
Herbert Richers
MÍDIAS:
Televisão
Elenco Principal




Outros


A Dublagem
Lançado originalmente em 5 de março de 1969 nos EUA, The Ant and the Aardvark foi exibido no Brasil apenas em 1974, na TV Tupi, dentro da Sessão Patota e posteriormente no bloco do Capitão Aza. Já nessa primeira fase, o aardvark — um porco-da-terra africano — foi transformado em “tamanduá” na dublagem, provavelmente para facilitar a identificação do público local.
Chegada ao Brasil
O desenho A Formiga e o Tamanduá (The Ant and the Aardvark) foi exibido pela primeira vez no Brasil em 1974, na TV Tupi.
Depois de passar pelo SBT na década de 1980, o desenho só voltou à programação brasileira pelo Boomerang quando estreou no dia 1º de setembro de 2004. Na ocasião recebeu uma redublagem feita pela Herbert Richers, que manteve a ideia de transformar o porco-da-terra num tamanduá.
Herbert Richers e a Redublagem
A CineCastro foi a primeira a dublar o desenho em suas exibições pela Tupi.
Com a chegada do desenho no Boomerang recebeu uma nova dublagem feita pela Herbert Richers. Na nova dublagem, Luiz Feier Motta assumiu o Tamanduá, enquanto Mauro Ramos ficou com a formiga — ambos trazendo um tom mais atual, limpo e ritmado. A direção de voz ficou a cargo de Márcio Seixas, que também fez a leitura de créditos, imprimindo identidade própria, moderna mas ainda fiel ao humor clássico.
A atuação ficou mais leve, rápida e calibrada para o humor contemporâneo. Luiz Feier Motta deu ao Tamanduá um tom mais expressivo e emotivo; Mauro Ramos trouxe charme ágil à formiga.
essa redublagem também foi exibida pelo Cartoon Network entre os anos de 2007 e 2009, Tooncast entre os anos de 2011 e 2017, TCM entre 2014 e 2017 e TV Cultura a partir de 2015.







