Tales Spin
Esquadrilha Parafuso
- 09/09/1990 – 08/08/1991.
- 1 temporada (65 episódios).
- Walt Disney Pictures.
DIREÇÃO DE DUBLAGEM:
Telmo de Avelar e Francisco José
ESTÚDIO DE DUBLAGEM:
Herbert Richers
MÍDIAS:
Televisão / VHS
O Desenho
Esquadrilha Parafuso foi um desenho animado spin-off de The Jungle Book da década de 1990 criada por Jymn Magon e Mark Zaslove e produzido pela Walt Disney Pictures, originalmente para exibição na rede de televisão norte-americana Disney Channel.
A série se desenvolve na Cidade-Estado de Cabo Suzette, localizada em uma região de altas montanhas onde só é possível sair através de uma pequena fenda e de avião. O local é guardado por pesada defesa anti-aérea, para evitar ser saqueada por piratas aéreos.
Toda a história se desenvolve no urso piloto Balu, que passa a ser empregado de empresária Rebecca Cunningham, quando essa compra a empresa dona do avião Marreco e a renomeia para “Me Chame para Voar”. Um pequeno e ambicioso garoto (urso) chamado Kiko Chutanuvens conhece Balu e começa a seguí-lo nas entregas, sendo adotado. Ambos passam a ser piloto e co-piloto de entregas da empresa, pilotando um Conwing L-16 modificado.
Quase sempre as aventuras se desenvolvem na tentativa de Don Karnage, um pirata aéreo, de roubar as entregas que a empresa tem que fazer para outros países. Don Karnage que representa o país fictício de Têmbria, uma paródia da União Soviética.
No Brasil, foi exibido pela Rede Globo de 1993 a 1995 nas manhãs de domingo no Disney Club (homônimo ao do SBT, mas com conteúdo diferente) e pela TV Colosso. Entre 1999 e 2004, foi exibido pelo SBT nos extintos Disney Club, Disney CRUJ e Festolândia. Na TV paga, o desenho foi exibido pelo extinto Disney Weekend e pelo Disney Channel.