Gunsmoke
Gunsmoke
- de 10/09/1955 a 31/03/1975.
- 20 temporadas (635 episódios).
- Filmaster Productions.
DIREÇÃO DE DUBLAGEM:
?
ESTÚDIO DE DUBLAGEM:
Dublasom Guanabara
MÍDIAS:
Televisão
Elenco Principal
Outros
A Dublagem
No Brasil o seriado Gunsmoke estreou em 1960 pela TV Record com o título de Matt Dillon Sheriff dentro da faixa de programação intitulada Ford na TV. No ano seguinte o público carioca teve a oportunidade de ver a série através da TV Rio. Essa exibição ficou no ar até 1963.
A dublagem ficou a cargo da Dublasom Guanabara que escalou um eficiente elenco de vozes para a produção. Na época do lançamento de Gunsmoke no Brasil, Matt Dillon tornou-se sinônimo de bom faroeste e Ribeiro Santos ajudou a imortalizar o personagem por aqui com uma dublagem que enfatizava o jeitão calmo, porém durão do delegado de Dodge City. Dillon sempre é mencionado quando falamos de Ribeiro Santos.
Primeiro grande trabalho da carreira de Mário Monjardim, Festus Haggen faz parte da enorme lista de caipiras que o dublador compôs na versão brasileira. Os telespectadores adoravam o carismático personagem, sem perceber que grande parte do jeitão dele era fruto do trabalho de Monja.
A Globo também alcançou grande audiência quando trouxe de volta o seriado em 1968, já com o título de Gunsmoke, para rechear de aventura suas noites de sábado. O programa ficou na emissora até 1972.
Quatro anos depois a TV Bandeirantes colocou a série na sua programação noturna, por volta das 23h. Mas a série retornou à TV Record já no ano seguinte, onde foi exibida até 1980. Coube então à TV Tupi continuar mostrando o seriado a partir de 1981 no horário das 20h, até 1982.
Depois de quatro anos fora da televisão brasileira, Gusnmoke voltou à nossa telinha em 1986 na TV Record, num horário intitulado Sessão Bang Bang, onde ficou até 1989.
Mais recentemente foi apresentada pela canal a cabo Retro TV em 2004.